Carnaval homenageará 60 anos de Bossa Nova
A notícia foi dada pelo Secretário de Cultura, Jorge Portugal, que anunciou também homenagem às mais tradicionais agremiações carnavalescas baianas
O Carnaval do Centro Histórico já tem tema para 2018: “Bahia, Carnaval e Bossa”. A notícia foi dada pelo Secretário de Cultura, Jorge Portugal, em seu perfil no Facebook: “Vamos homenagear os grandes momentos e transformações da nossa maior festa popular, ao longo das décadas: os Pândegos da África, Cavaleiros e Mercadores de Bagdá, cordões e batucadas célebres, as escolas de samba e seus grandes compositores…”, escreveu.
A bossa-nova, que comemorará 60 anos, também será homenageada na festa. “Só a Bahia poderia juntar a euforia, a algazarra do carnaval e a suave harmonia da bossa-nova como tema de sua festa maior”, continuou o secretário.
Em 1958, o baiano João Gilberto lançou sua gravação de “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), em um 78 rotações que lançou as bases do movimento que revolucionou as músicas brasileira e mundial. O outro lado do compacto trazia “Bim Bom”, composição do próprio João.