“Carregadores de bêbados: Heróis da Noite de Istambul”

Em meados do século passado, nas ruas movimentadas de Istambul, os bares não só ofereciam bebidas para aqueles que procuravam fugir da realidade, mas também um serviço peculiar para aqueles que, depois de algumas bebidas a mais, não podiam mais se sustentar de pé.
Os “portadores de bêbados”, conhecidos em turco como “küfelik”, eram os heróis anônimos da noite, carregando nas costas clientes bêbados dentro de cestas chamadas “küfe”.
Durante o dia, esses homens trabalhavam arduamente transportando mercadorias pela cidade. No entanto, ao anoitecer, eles estavam apostados nas portas dos bares, prontos para cumprir o seu segundo ofício.
Esperavam pacientemente aqueles que, após uma longa noite de celebração, precisavam de ajuda para voltar para casa. Com uma mistura de força e habilidade, eles colocavam os bêbados dentro de seus cestos e seguiam o caminho, tornando-se um tipo de “proto-Uber” otomano, garantindo que seus passageiros chegassem em segurança em suas casas.
Até meados dos anos 60, eles ofereceram o seu serviço nas noites de Istambul. Os bares eram pagos para garantir que nenhum cliente sofresse um acidente no seu estado de bêbado.
É inevitável imaginar as costas desses carregadores depois de uma noite de trabalho, carregando o peso daqueles que sucumbiram ao álcool. Suas silhuetas, atravessando as ruas com cestos cheios de bêbados, são uma memória de uma tradição já extinta, mas que deixou uma marca na cultura turca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *