Carros-pipa serão fiscalizados em Caruaru

Com mais de 12 mil casos confirmados de diarreia neste ano, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deve intensificar a fiscalização dos caminhões-pipa que entram na cidade. Bloqueios permanentes estão sendo realizados em vários pontos do município. A medida foi adotada pelo Departamento de Vigilância Sanitária após motoristas serem flagrados tentando driblar as abordagens.

A notificação do aumento de casos de diarreia foi feita em março pelas unidades de Sentinela (policlínicas e postos de saúde), responsáveis por diagnosticar, investigar e notificar doenças confirmadas no município. A causa do surto ainda não foi identificada, no entanto, a prefeitura adotou como medida preventiva o controle dos carros-pipa.

Todos os veículos precisam estar adequados às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se a equipe encontra alguma irregularidade, é feita uma advertência. Caso o transportador seja reincidente, ele é multado. A multa varia de R$ 200 até R$ 2 mil. Se necessário, a vigilância vai até a fonte da água, colhe algumas amostras e leva para análise. (NE10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *