Caruaru: suplentes assumem mandatos de presos
Após a posse, os suplentes começaram oficialmente sua atuação (Foto: Blog Mario Flávio/Reprodução)
Perto do fim da Legislatura de 2013, os suplentes dos vereadores presos, em Caruaru, tomaram posse em reunião extraordinária, nesta quinta-feira (19). As prisões foram resultados da operação denominada “Ponto Final”, com o objetivo de prender pessoas suspeitas de envolvimento em esquema de corrupção, roubo de carros e falsificação. As informações são do Blog do Mário Flávio.
“Nós recebemos uma ordem judicial, e poderíamos ter reunido os suplentes em reunião fechada para dar a posse, mas das as circunstâncias do afastamento dos dez vereadores e à repercussão junto à população, decidimos realizar a reunião extraordinária”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores do município, Leonardo Chaves (PSD).
Após a posse, os vereadores começaram oficialmente sua atuação. No entanto, não se trata de cassação dos mandatos, já que se trata de um afastamento provisório do exercício dos parlamentares presos. Caso algum vereador consiga habeas corpus para soltura, será necessário que a presidência da Câmara aguarde notificação judicial para informar se o parlamentar poderia retomar o mandato. Os suplentes empossados passam a receber o vencimento a partir da posse, no lugar dos presos.
PROJETOS
Em relação à apreciação dos últimos projetos da Legislatura, uma reunião acontece na tarde desta quinta-feira (19), com suplentes e o departamento jurídico da Casa para que sejam repassadas orientações sobre o Regimento Interno e a respeito dos projetos que entram na súmula da reunião ordinária desta noite.
De acordo com o secretário jurídico da Câmara, Bruno Martins, as informações devem ser passadas, mas caso haja pedidos de vista sobre os projetos, a última reunião do ano será agendada para a próxima segunda-feira (23).
Confira a lista dos suplentes:
Joel da Gráfica (DEM)
Rosimery da Apodec (DEM)
Alecrim (PSD)
Rodrigues da Ceaca (PRTB)
Carlinhos da Ceaca (PPS)
Nino do Rap (DEM)
Duda do Vassoural (DEM)
Jaélcio Tenório (PRB)
Tenente Tibúrcio (PMN)
Pastor Carlos Santos (PRB)