Carvalho pede bom senso ao Congresso para votar vetos

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, pediu neste sábado (17) ao Congresso Nacional que tenha bom senso ao votar os vetos da Presidência da República. Segundo ele, o governo fará de tudo para evitar que as votações prejudiquem o país, mas ainda não está definido se recorrerá à Justiça para reverter a derrubada de vetos que tragam impactos relevantes sobre o Orçamento.

“Não discutimos isso [a possibilidade de recorrer ao Poder Judiciário] ainda. A gente prefere a hipótese de que eventualmente um veto pode ser derrubado. Mas isso depende muito da qualidade do veto e do projeto. Não podemos falar genericamente sobre a contestação na Justiça. Neste momento, estamos apelando ao Congresso para que tenha bom senso”, declarou Carvalho.

No próximo dia 20, o Congresso fará uma sessão conjunta para analisar vetos recentes feitos pela presidenta Dilma Rousseff em propostas aprovadas pelos parlamentares relacionadas ao Programa Universidade para Todos (ProUni), à desoneração da cesta básica, ao Ato Médico e ao Fundo de Participação dos Estados

Na opinião do ministro, o Congresso deve agir com responsabilidade para não prejudicar o país e não se basear apenas nos interesses de financiadores de campanha. “Os parlamentares precisam olhar a pressão do povo, que precisa da ampliação do colchão de apoio social, não a pressão dos financiadores de campanha. O governo não pode ter medo antecipado e tem de confiar no bom senso dos parlamentares. O que é mais importante neste momento, o compromisso com o povo ou com quem financiou campanha?”, questionou. (Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *