Casa da Mulher Rural: Prefeitura de Juazeiro dispõe de espaço de acolhimento importante para mulheres do interior
“Antes da Casa da Mulher Rural, eu tive que dormir na praça quando vim cuidar da saúde da minha mãe”. A declaração foi de Eliete Amenália Bonfim dos Santos, usuária da Casa da Mulher Rural, equipamento da Prefeitura de Juazeiro, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). A Casa da Mulher Rural foi criada na gestão Suzana Ramos e atende as mulheres do interior de Juazeiro que precisam resolver algo na sede do município.
Dona Eliete mora no distrito de Abóbora, interior de Juazeiro, e precisa vir à área urbana para tratar da saúde do filho. Há dois meses, a frequência dessas vindas aumentou e ela não escondeu a felicidade quando soube da existência da Casa. “Eu não tinha onde ficar e uma colega que estava no ônibus me indicou a casa e me passou o contato da responsável. Aqui foi o melhor lugar para mim, nem todo lugar tem a hospedagem que a gente tem aqui, com café da manhã, almoço, janta e merenda. A gente é muito bem tratada aqui”, disse dona Eliete.
“Era um sonho meu abrir um equipamento dessa importância. Como mulher do interior, eu sei das dificuldades das mulheres da área rural que precisam vir ao centro para resolver suas demandas de saúde e terem um espaço digno e humanizado. Poder proporcionar o apoio, o abrigo, a alimentação e todo o acompanhamento que se fizer necessário, é motivo de muita alegria para a nossa gestão. Disponibilizar uma casa confortável, segura e bem localizada para as mulheres do interior de Juazeiro é motivo de orgulho e de compromisso com o nosso povo”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
A moradora do distrito de Abóbora não sabe como circular em Juazeiro. Assim como ela, muitos moradores do interior têm dificuldade de se situar na sede do município e a Casa da Mulher Rural também dá este suporte. “Às vezes, a pessoa precisa resolver algo distante, a gente agenda o motorista e veículo para dar este suporte às nossas usuárias”, disse a coordenadora da Casa da Mulher Rural, Miralva Cunha.