Casa Nova é beneficiada com a meia maratona dos vinhos

 
 
A Cidade baiana de Casa Nova, uma das mais ricas produtoras de uvas e bebidas derivadas no Vale do São Francisco, recebeu a meia maratona dos vinhos (Wine Run) no dia 15 de novembro, inserindo-se no mapa do enoturismo brasileiro.
Cravada na divisa entre o Piauí e Pernambuco, a interiorana Casa Nova, na Bahia, é mais discreta que outros destinos procurados pelos turistas no Vale do Rio São Francisco, como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Com a chegada da corrida Wine Run, primeira meia maratona brasileira dos vinhos, em 15 de novembro, a cidade quer mostrar sua riqueza, proporcionada pelo sistema de irrigação da região, com grande produção de uvas e bebidas derivadas, e uma boa infraestrutura para o enoturismo.
A Wine Run Brasil integra corrida e vinho como estilo de vida. Além de disputar os 21 km da prova em meio aos principais vinhedos que pontuam o semi-árido do Vale do São Francisco, num cenário único para a cultura da bebida, tendo como pano de fundo o “Velho Chico”, os atletas participaram de uma série de atividades.
Entre elas, palestras temáticas, jantar de massas, festa do espumante e até uma balada, o “Forró Borbulhante”. O percurso da prova foi feito em Casa Nova.
“É a primeira vez que Casa Nova recebe um evento como a Wine Run e encaramos essa escolha com muita satisfação. A cidade é sede da Miolo, uma empresa produtora de vinhos com grande experiência, e estrutura adequada para receber turistas e visitantes”, destaca Wilson Cota (PMDB), prefeito da cidade. “A cultura do vinho sempre esteve ligada ao Sul do Brasil, mas o enoturismo já está crescendo aqui no Vale do São Francisco.”
Graças ao sistema de irrigação da região, a cidade vive uma fase de desenvolvimento em suas videiras e já conta com atrações especiais para os visitantes, como o ‘Vapor do Vinho’. Único no mundo, o barco leva os visitantes do Lago de Sobradinho a Casa Nova, ao som de música regional e recital de poesias.
O destino é a fazenda Ouro Verde, da Miolo, onde os turistas conhecem mais a respeito da produção de vinho. Casa Nova também é grande produtora de outras frutas, como manga e banana, e possui o maior rebanho de caprinos do Brasil. Típicas na região, as carnes de bode e de carneiro harmonizam bem com os espumantes.
A expectativa é de que a Wine Run nos ajude a tornar Casa Nova conhecida como produtora de vinhos. A melhor forma das pessoas conhecerem o vinho feito aqui é vindo até as vinícolas e experimentando as bebidas ali produzidas.
Assim, elas vão levar para suas casas não só o nome do vinho, mas o nome de Casa Nova, o nome do Brasil”, defende o prefeito Wilson Cota. “Para que o enoturismo se desenvolva no Vale do São Francisco, é preciso que mais empresas invistam nesse conhecimento como a Wine Run está fazendo.”
Realizará ainda um “Festival de Cordeiros” na arena de chegada e também terá um grupo de 100 pessoas no staff, promovendo a inserção social através da corrida. “Acreditamos no esporte como uma forma de envolver as pessoas com a cultura e as atividades da região e também de integrar os municípios”, ressalta Cota.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *