CBF muda RGC e passará a punir clubes por violência fora dos estádios

Ataque sofrido pela delegação do Fortaleza, em fevereiro, foi determinante por mudança de postura da entidade

Ataque ao ônibus do Fortaleza
Ataque ao ônibus do Fortaleza – Foto: reprodução/vídeo

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por adotar um tom mais rígido quanto à violência praticada por torcidas fora dos estádios. No Regulamento Geral de Competições de 2024 (RGC), a entidade que comanda o futebol nacional informa que vai passar a responsabilizar os clubes pelos atos praticados por seus respectivos torcedores contra delegações de times adversários ou árbitros.

O fato determinante para a CBF tomar esta medida foi o ataque sofrido pela delegação do Fortaleza, em fevereiro, por parte de uma uniformizada do Sport, depois das equipes se enfrentarem pela Copa do Nordeste. O atentado ao ônibus do clube cearense ocorreu, aproximadamente, a 8km da Arena de Pernambuco, palco do duelo. Na ocasião, seis atletas do Leão do Pici ficaram feridos.

A novidade entra no artigo 79 do RGC da CBF (Responsabilização). “Atos praticados contra delegações de Clubes e equipes de arbitragem em deslocamento para partidas”. O acréscimo também aparece no artigo 135, que trata das punições às infrações do RGC, além dos casos de extrema gravidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *