Celebração à mulher reúne três mil pessoas em Afrânio
Grazzielli Brito – Ação Popular
O município pernambucano de Afrânio, sertão, comemorou em grande estilo o Dia Internacional da Mulher. Durante a manhã de ontem (08), as afranienses tiveram um dia especial, promovido pela Prefeitura Municipal. A celebração à mulher aconteceu no pátio de eventos da cidade, onde foram oferecidos serviços de saúde, beleza, assessoria jurídica e serviço social. Muitos brindes foram sorteados, entre eles geladeira, fogão, televisores, rádios e ventiladores. Durante toda a tarde a dupla Ítalo e Maciel fez a festa para mulherada.
Afrânio deu exemplo a outros municípios que deixaram a data passar em branco, principalmente porque não apenas divertiu a população, mas, também, prestou serviços públicos importantes a cerca de 3 mil pessoas que participaram do evento, como a palestra com médico especialista em saúde da mulher, onde as presentes participaram tirando dúvidas importantes sobre o câncer de colo de útero e de mama.
A prefeita Lúcia Mariano, primeira mulher eleita no município, não escondia sua satisfação durante todo o evento, desde as falas e congratulações até a festa sertaneja de Ítalo e Maciel. Ao lado do deputado estadual, Adalberto Cavalcanti, ela falou sobre o papel da mulher na sociedade e na política. “Todas nós, todos os dias, enfrentamos dupla ou tripla jornada de trabalho. Não foi fácil conquistar esse espaço, foi difícil hoje estar aqui prefeita de Afrânio e agradeço muito o apoio de meu esposo Adalberto Cavalcanti, hoje o homem precisa apoiar a mulher. É dia de festa, mas é um dia de reivindicação. Muito já conseguimos, mas ainda temos que caminhar, precisamos de mais vereadoras, mais prefeitas por esse país que hoje tem uma presidenta, isso mostra que mulher é capaz ela não é feita só para fogão, limpar chão e cuidar de filho. Ela deve lutar junto ao homem, ganhar igual ou mais, porque a mulher trabalha e ainda tem ficar bonita”, brincou a prefeita.
O deputado estadual Adalberto Cavalcanti lembrou um tema importante, o combate à violência contra a mulher. “Todos os dias é dia da mulher, estamos no século XXI e ainda hoje existe violência contra a mulher. É inadmissível ainda existirem homens batendo, humilhando e ofendendo mulher. Quero aproveitar para parabenizar minha esposa, que está fazendo um trabalho brilhante à frente da prefeitura e essa festa mostra isso”.
Josimara Cavalcanti, ex-vereadora de Dormentes e exemplo de liderança política feminina, fez uma reflexão histórica sobre a data. “Afrânio hoje é diferente porque a população afraniense fez uma grande escolha: elegeu uma mulher para a prefeitura. Dia 08 de março, há muitos anos atrás, muitas mulheres foram fazer protesto em uma fabrica porque elas trabalhavam igual e recebiam menos porque eram mulheres. Fecharam o portão da fábrica e tocaram fogo em centenas de operárias, então que essa data sirva pra gente lembrar que é dia de luta, que temos que dizer não à qualquer tipo de violência contra a mulher e não podemos aceitar o preconceito”.
Outras lideranças políticas felicitaram as mulheres pela data, secretários, vereadores e o vice-prefeito José de Albertina, que parabenizou a atuação feminina na politica, a exemplo da presidente Dilma e de Lúcia Mariano.
Nos estandes, muitas mulheres foram atendidas. Dona Antônia Carvalho, 51 anos, agricultora disse que realmente se sentiu homenageada. “Já fiz exames, já falei com advogada sobre um problema com aposentadoria, e ainda tem essa festa toda, em outros anos não se viu isso em Afrânio. Bom mesmo”, revela D. Antônia satisfeita.
No estande de saúde foram feitos exames de glicemia, aferição de pressão, distribuição de anticonceptivos e orientação para a saúde da mulher. Um médico e dois dentistas realizaram atendimento nas unidades de saúde móvel. Na assessoria jurídica duas advogadas atenderam as mulheres. Como o charme e a beleza são marcas femininas, uma equipe de beleza se colocou a disposição, com manicure, cabeleireira, e massagista.