Chapa única na disputa pela presidência da Câmara Municipal
Grazzielli Brito – Ação Popular
Na manhã de hoje (31/12) os vereadores eleitos de Juazeiro, se reuniram no Grande Hotel, junto à imprensa regional para anunciar a formação de uma chapa única que indica o novo presidente da Câmara Municipal, Pedro Alcântara Filho (PR). Dos 21 eleitos 16 deles estiveram presentes divulgando que de maneira consensual a eleição que só acontecerá amanhã, às 17h, na Univasf, após a posse do prefeito e dos vereadores, já tem um vencedor.
Nenhum vereador de oposição compareceu, nem a presidente interina, vereadora Valdeci Alves, Neguinha da Santa Casa (PV). Deixando as honras por conta da primeira secretária da Mesa Diretora e vereadora mais votada do município, Suzana Ramos (PT do B), deu início à reunião. “Para mim o melhor da política é o consenso”, disse.
O vereador reeleito Crisóstomo Lima (PC do B), popular Zó, explicou a retirada de seu nome para presidência. “Nas discussões meu nome, naturalmente, foi posto por já ter sido presidente, por estar indo para o meu terceiro mandato. Mas conversamos com os partidos e deixamos a pretensão de ser presidente, assim como Mitonho Vargas e Damião Medrado, que haviam sido cotados, isso foi feito em razão de trabalhar pela unidade”.
Mitonho Vargas (PT), também justificou sua desistência. “No momento em que percebemos que poderia haver uma disputa, nós entendemos que não era hora, que não valeria a pena fazer o que fizemos nas eleições para prefeito, de unificar a base e agora fazer disputa pela presidência da Câmara”.
O secretário estadual do PT, Osmar Galdino, conhecido Jojó esteve presente à reunião confirmando sua grande influência no novo cenário político da cidade. “Juazeiro vive um novo momento, de maturidade, onde pela primeira vez reelegeu um prefeito, fato histórico e essa maturidade chegou à câmara de vereadores, onde conseguimos fazer um debate, em um processo legítimo de postulação, mas no final o consenso dessa unidade também foi feito”.
Quem anunciou a formação da chapa foi o próprio Pedro Alcântara Filho (PR), que terá como vice-presidente, Damião Medrado (PSD), Mitonho Vargas (PT) será o 1º secretário e Suzana Ramos (PT do B) a 2ª secretária. “Todos entenderam que nossa coligação também precisava de representatividade. Das coligações aliadas cada uma ficou representada, a coligação PC do B/PSD ficou com a prefeitura, a do PT com a vice-prefeitura e a nossa PP / PR / PSB com a presidência da câmara de vereadores, tudo isso em consenso. Nós (PR) abrimos mão do cargo de vice-prefeito porque entendemos a importância do PT naquele momento e agora o PT entendeu isso e se aliou a nós nessa chapa única. Agradeço de coração isso a Mitonho”, disse Pedro Filho deixando às claras as discussões políticas até a formação dessa chapa.