Grande parte da cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, amanheceu sem energia neste domingo (27). Por lá, fortes chuvas registradas no fim da tarde de sábado causaram estragos e assustaram a população, que viu a energia ir embora depois de uma central de energia que abastece o município explodir, segundo moradores ouvidos pela reportagem.
“Com a chuva forte do jeito que veio, a subestação de energia da cidade acabou tendo um problema, pegou fogo e houve uma explosão. Parte da cidade ficou no escuro por conta disso”, relata o biólogo Emerson Santana, 33 anos, que vive no município e relata momentos de muita tensão durante a chuva.
A Neoenergia Coelba divulgou nota sobre a situação. De acordo com a empresa, uma força-tarefa foi montada para reconstruir a rede elétrica da cidade, que registrou danos extensos devido ao temporal. “Um efetivo com aproximadamente 100 profissionais atuam para substituir os postes, transformadores e fiações danificadas”, escreveu a empresa, em nota.
O problema foi causado por objetos e vegetações de grande porte projetados na rede de distribuição por conta dos ventos de maior intensidade. Segundo a empresa, 202 ocorrências foram atendidas até o final da tarde de domingo, restabelecendo o fornecimento de energia de 98% dos clientes inicialmente afetados.
Emerson relata que os problemas não ficaram só na questão da energia. “Foram muitos estragos. A Central de Abastecimento e a principal feira da cidade foram destruídas de maneira parcial. Além da chuva, teve muito vento e assustou muita gente, derrubando árvores e danificando casas”, relata ele.
A estrutura de escolas da rede municipal também foi afetada, e as aulas desta segunda-feira (28) estão suspensas e só devem retornar na terça-feira (29). A Central de Marcação de exames do município (CDM) vai interromper atendimentos até quarta-feira (30) pela mesma razão.
O prefeito Rodrigo Hagge se manifestou através de nota. “Mais uma vez Itapetinga sofre com as chuvas. Mais uma vez, estaremos a postos, ao lado da população, buscando reduzir os danos, apoiar os desabrigados ou desalojados e, mais uma vez, passada a intempérie, ajudar nossa gente a voltar para casa e reestruturar a nossa cidade”, escreve.
Quem chamar
No caso de ocorrências, há diferentes formas para acionar a Neoenergia Coelba: o envio gratuito de torpedos SMS para o número 28116, informando apenas o número da conta-contrato da unidade consumidora; o WhatsApp, através do (71) 3370-6350; a central gratuita de teleatendimento 116; a agência virtual, na página de serviços do site, e o aplicativo Neoenergia Coelba disponível para Android e IOS.
Atenção às dicas:
– Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Neoenergia Coelba pela central gratuita 116.
– Não retire vegetações e/ou objetos que estejam próximos ou sobre a rede elétrica;
– Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
– Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
– Evite o contato caso as paredes da casa/edificação estejam úmidas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, elas são potenciais fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos;
– Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
– Procure não ficar sob as árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão ou canos, sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
– Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;
– Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;