Chuva no semiárido baiano renova a esperança dos produtores
Grazzielli Brito – Ação Popular
Depois de vários meses de espera, as previsões se confirmaram, nesta quarta-feira (17), e as chuvas voltaram a cair no semiárido baiano. Em Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Curaçá, Uauá e em quase todo o Território do Vale do São Francisco, os pequenos produtores maiores atingidos pela longa estiagem renovaram suas esperanças ao ver a chuva cair na região.
Apesar de não resolver os problemas causados por essa grande seca, que já afeta a economia na região, as primeiras chuvas serviram para aliviar parte do sofrimento dos produtores rurais, que têm lutado muito e sofrido, principalmente por ver os animais morrerem sem pasto.
A vegetação da região, a caatinga, ao caírem as primeiras chuvas, perde seu aspecto rude e torna-se rapidamente verde e florida. O que vai aliviar a fome dos animais, praticamente dizimado na região.
Por outro lado, as chuvas, na zona urbana, costumam provocar grandes transtornos à população, com alagamentos nas vias públicas e consequentemente a enxurrada nas residências. Segundo informações do município de Sr. do Bonfim, a chuva destruiu calçamentos e alagou casas em diversos bairros da cidade. As residências próximas ao canal da Malária foram as mais atingidas.
De acordo com as previsões meteorológicas, ainda pode chover nos próximos três dias.