Chuvas em Pernambuco: Apac renova alerta de chuvas fortes para Sertão e Agreste

Chuvas devem continuar intensas nesta quarta-feira (15)

Pub

sharethis sharing button

Foto: Daniel Henrique/Instagram
Após fortes chuvas atingirem Pernambuco nos últimos dias, principalmente no Agreste e Sertão, a Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu mais um Alerta Laranja para estas regiões, que devem registrar pancadas de chuvas fortes e moderadas na noite desta terça-feira (14) e ao longo da quarta-feira (15). O estado sofreu alguns prejuízos causados pelas chuvas, incluindo duas mortes.
O Alerta Laranja é feito quando há chuvas mais significativas, de intensidade moderada a forte, com potencial de ultrapassar os 50 mm. Há risco moderado a alto de ocorrência de um sistema severo em algumas áreas e de forma mais isolada em outras regiões.
Segundo a Apac, as pancadas de chuvas fortes devem se concentrar nas microrregiões do Sertão do Pajeú e Moxotó, enquanto que nas demais áreas, as chuvas devem ficar de moderada a forte, incluindo parte do Agreste Meridional.
“O sistema deve ser mais significativo entre a noite desta terça-feira (14/01) e a madrugada de quarta-feira (15/01), porém, o aviso segue válido ao longo do dia”, destacou a Agência.
O Agreste de Pernambuco já registrou duas mortes em decorrência das fortes chuvas, uma delas sendo em São Bento do Una, onde um motorista de um carro tentou atravessar uma ponte e acabou sendo arrastado junto com o veículo. Uma pessoa que o acompanhava conseguiu sobreviver.
Além disso, um agricultor de 63 anos morreu dentro da própria casa, em Lagoa da Chave, que desabou em cima do homem devido aos fortes ventos.
Alagamentos e problemas na mobilidade no Grande Recife
As chuvas chegaram ao Grande Recife na noite de domingo (12) e se intensificaram na segunda-feira (13). Alagamentos foram registrados em diversas localidades desde então, entre elas o bairro de Vila Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Dois Unidos, Zona Norte do Recife, e Caixa D’Água, em Olinda.
Usuários do Metrô do Recife passaram por dificuldades com a paralisação da Linha Sul e do ramal Camaragibe em decorrência das chuvas.
De acordo com a CBTU, a paralisação do ramal Camaragibe foi causada por um problema na energização da subestação Rodoviária, que pode ter sido ocasionado por um raio ou outro evento.
A capital pernambucana está em estágio de atenção desde segunda-feira, indicando riscos de alagamento. Segundo a Prefeitura do Recife, em apenas seis horas, o pluviômetro de Nova Descoberta registrou 66,5 mm de precipitação, o que representa 73% da média histórica para todo o mês de janeiro, que é de 89,9 mm.
O acumulado de chuvas em 48 horas já chega a quase 160 mm em algumas regiões da capital, causando preocupação entre as autoridades e a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *