Chuvas no Sul atingem 35 mil pessoas
As chuvas no Sul do país no final de semana afetam cerca de 35 mil pessoas nos três estados da região. Apenas em Santa Catarina, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas.
No Paraná, 26 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Somente na cidade de Corbélia, 80% das casas foram danificadas.
Já no Rio Grande do Sul, 3 mil moradores foram afetados pela chuva de granizo no norte do estado.
Aulas
As aulas foram canceladas, nesta segunda-feira, em 52 cidades de Santa Catarina, informa secretaria estadual de Educação. Entre as cidades atingidas pela medida estão Itajaí, Pomerode e Brusque. Em Blumenau, o cancelamento vale inclusive para terça-feira. Nos últimos três dias, o volume das chuvas foi superior à média esperada para todo o mês setembro.
As chuvas dos últimos dias deixaram cerca de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Mais de 1,3 mil casas foram danificadas por inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.
Segundo nota secretaria, a suspensão das aulas visa garantir segurança de estudantes e professores em razão do aumento do nível das águas dos rios que cortam as cidades.
Alerta
Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, litoral, planalto norte, vale do Itajaí, litoral sul, meio-oeste, planalto e litoral sul.
Já alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages. (Band)