|
A prática do crime foi constatada por equipes técnicas da concessionária, que confirmou o consumo de energia em passar pela mediação (Foto: Divulgação) |
Uma ação conjunta entre a Neoenergia Pernambuco e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECON), resultou na prisão de cinco suspeitos de desvio de energia elétrica. O crime era cometido em dois estabelecimentos de reciclagem e em uma fábrica de peças automotivas, em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com a Neoenergia, a ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis. A prática do crime foi constatada por equipes técnicas da concessionária, que confirmou o consumo de energia em passar pela mediação.
A Neoenergia informou que a quantidade de energia elétrica furtada por ano seria superior a 180 mil kWh, quantidade suficiente para abastecer mais 1,2 mil casas por 30 dias. Os envolvidos serão cobrados pela energia furtada, conforme determinações da legislação do setor elétrico.
Além disso, na ocorrência, os suspeitos foram detidos e responderão judicialmente pela prática ilegal. A conduta fraudulenta para fins de economia de energia elétrica, tal conduta pode implicar em crime de estelionato previsto no artigo 171 do Código Penal e a pena pode chegar a cinco anos de reclusão.
“A Neoenergia tem intensificado o trabalho de combate ao furto de energia em todo o Estado. Nossas equipes estão atentas ao consumo irregular de energia e estamos atuando fortemente neste sentido. Vale ressaltar aos clientes que irregularidades como essa configuram crime e prejudicam toda a sociedade, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação”, relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.
Flagrantes de furto de energia têm sido frequentes no estado
Uma operação feita neste mês entre a Neoenergia e a Polícia Militar flagrou um desvio de energia elétrica que daria para abastecer 15 mil residências pelo período de 30 dias. A ação foi realizada na Rodovia Municipal Osvaldo Rabelo Filho, na zona rural de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado.
A operação constatou que 30 propriedades rurais estavam sendo beneficiadas pelo uso indevido da energia elétrica. As casas eram abastecidas por dois trechos da rede elétrica que tinham sido construídos à revelia.
No final do mês de maio, a Neoenergia identificou irregularidades no consumo de energia elétrica em duas academias em Paulista, no Grande Recife. De acordo com a empresa, o volume recuperado foi de mais de 140 mil kWh, quantidade suficiente para abastecer 1.160 casas por 30 dias.
Como denunciar furtos de energia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, o cliente pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco por meio do 116 e fazer a denúncia. A identidade será mantida em sigilo. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.