Clinicas credenciadas pelo DETRAN de Pernambuco, deverão garantir acessibilidade
As Clinicas terão que apresentar uma Declaração fornecida pela Secretaria de Acessibilidade, para que o documento seja emitido. O estabelecimento será obrigado a estar dentro das condicionalidades impostas pelo DETRAN para que não sofra penalidades. A secretaria de acessibilidade contará com o apoio da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) através da Engenheira de transito Paula Figueiredo Lopes, que está realizando as visitas e orientações de adequações dentro das normas técnicas da ABNT.
O objetivo das visitas orientadoras é apurar as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos órgãos. Nas primeiras visitas foram encontradas várias barreiras arquitetônicas, a exemplo da falta de banheiros adaptados, rampas de acesso e entradas com portas estreitas. Essas barreiras impedem as pessoas com deficiências de exercer seus direitos com independência o que está em desacordo com a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre seus os direitos.
Para Rose Andrade , secretária de Acessibilidade, essa é mais uma conquista para as pessoas com deficiência em Petrolina, já que poderão ter consolidada mais uma parceria de peso para as lutas que a classe enfrenta.
“Estamos estimulando a esses órgãos a oferecerem um serviço que atenda a todas as pessoas com igualdade de condições, essa é uma conquista, com relação aos direitos das pessoas com deficiência e que contempla a acessibilidade física e atitudinal no respeito as adversidades” , pontuou .
Texto Cauby Fernandes/Assessoria de Cidadania/ASCOM