A Polícia Militar de Pernambuco foi acionada e enviou agentes do 21º Batalhão ao local do sinistro, nas proximidades do trevo de Chã Grande, no Agreste.
“No local, foi constatado que um caminhão colidiu com um ônibus da cidade de Machados”, informou a PM.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disse ter sido acionado para uma ocorrência com múltiplas vítimas.
Para o local da ocorrência foram enviadas ambulâncias do Samu de Chã de Alegria, Vitória de Santo Antão, Limoeiro e Amaraji.
O Samu afirmou ter atendido dois pacientes: um homem de 32 anos levado para o Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, e uma mulher de 21 anos encaminhada para um hospital local.
“Ambulâncias do município realizaram o atendimento das demais vítimas”, disse o Samu, por meio de nota, neste sábado (12).
“Retiramos o condutor da carreta, não estava em condições nem de sair. Tiramos ele, conseguimos tirar da cabine da carreta e levamos direto para viatura. Ele já foi detido”, explicou João Lima, do Samu de Feira Nova, acrescentando que o motorista não “tinha condições nem de ficar em pé”.
Uma das vítimas, que seria estudante de Feira Nova, chegou a ter uma das pernas amputadas. Ela ficou presa às ferragens.
Ela foi encaminhada ao Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão. O quadro de saúde dela, segundo o secretário de Educação da cidade de Feira Nova, Claudson Vieira, é estável.
A secretária municipal de Saúde de Glória do Goitá, Emanuella Barros, afirmou que a unidade mista da cidade atendeu 25 vítimas. “Todas foram atendidas, apenas uma em estado grave”, afirmou a gestora.
“A maioria das vítimas sofreu escoriações e também receberam impactos, principalmente, nos membros inferiores, com algumas luxações e torsões”, completou.
O secretário de Educação de Feira Nova explicou que estudantes da cidade também estavam no ônibus. Eles subiram no veículo após o pneu do ônibus onde estavam furar.
“Nosso ônibus também estava no trecho para Vitória e houve um problema no pneu, furou. O motorista de Machados ofereceu carona, nossos alunos entraram e um quilômetro depois houve o acidente”, acrescentou Claudson.
O Corpo de Bombeiros disse ter enviado duas viaturas ao local, mas não chegou a atuar porque as vítimas foram socorridas pelo Samu e por populares para hospitais da região.
Investigação
Uma equipe da Unidade Regional de Polícia Científica de Palmares, na Mata Sul, esteve no local da colisão para a realização de perícias.
O laudo será encaminhado para a autoridade responsável pelo inquérito após a conclusão.
A Polícia Civil de Pernambuco disse que a ocorrência foi apresentada ao plantão de Vitória de Santo Antão, “onde foram tomadas as medidas legais cabíveis, inclusive com o encaminhamento dos condutores para realização de teste de alcoolemia”.