Com troca na Educação, Raquel Lyra fecha uma porta com Gilberto Kassab

 

Por Larissa Rodrigues

A saída de Alexandre Schneider da Secretaria de Educação de Pernambuco, ontem (9), deixou a governadora Raquel Lyra (PSDB) em maus lençóis em vários aspectos. O primeiro deles é que a demissão ocorre em meio à negociação para entrada dela no PSD, de Gilberto Kassab.

Alexandre Schneider é ligadíssimo a Kassab e foi indicação dele para a gestão tucana. Schneider, inclusive, foi secretário de Educação de São Paulo quando Kassab foi prefeito, entre 2006 e 2012.

Um outro ponto é que Raquel Lyra vai para o terceiro secretário de Educação em dois anos à frente do Estado. Antes, havia feito um gesto ao grupo dos Ferreira e entregou a pasta para Ivaneide Dantas, ex-secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes, durante o comando de Anderson Ferreira (PL). Mas Ivaneide passou só um ano e meio no cargo.

Uma terceira questão é o fato de o secretário sair do posto em meio ao processo de matrículas da Rede Estadual e faltando dias para o início do ano letivo, na primeira semana de fevereiro. Seria cômico, se não fosse trágico, o agora ex-secretário informar que vai deixar a secretaria porque está com saudade da família logo durante as matrículas e na iminência da volta às aulas.

Por fim e não menos importante, Alexandre Schneider se junta a uma dezena de secretários trocados em dois anos de Raquel como governadora. Das duas uma: ou há uma imensa dificuldade de Raquel em montar time, ou o pessoal que entra é descompromissado com a coisa pública e com a própria governadora.

Do Blog do Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *