Comissão de Saúde da Alepe debate situação de maternidades publicas em PE
Presidida pelo deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Comissão de Saúde da Casa promove nesta quarta-feira, 13 de maio, audiência publica para discutir situação das maternidades públicas do estado. O debate está marcado para o auditório principal da Alpe, a partir das 10h.
Conforme Odacy, a audiência foi uma solicitação feita à Comissão de Saúde, pelo Conselho Regional de Enfermagem em Pernambuco (Corem-PE) e a bancada de oposição na Assembleia Legislativa. Foram convidados para o debate o secretário de Saúde, José Iran Costa e representantes de conselhos, sindicatos e entidades de classe, ligadas ao segmento de saúde como Cremepe, Simepe e conselhos regionais de Medicina e Enfermagem em Pernambuco.
Também haverá representantes da sociedade civil como a União Brasileira de Mulheres (UBM-PE0, regional Pernambuco. Entre os assuntos em debate, destaque para a falta de acompanhamento adequado para as mulheres durante o pré-natal e a escassez de leitos nas maternidades. O Corem/PE denuncia ainda que muitas enfermeiras estão fazendo o papel de médico, uma situação que preocupa. “Isso é latente principalmente nas maternidades do interior”, frisou Luciano Lima, da diretoria do Conselho.
Conforme o deputado Odacy Amorim, será levantado os problemas que são muitos e que sempre vêm sendo noticiados na imprensa, além do que chega ao Colegiado. “Vamos discutir e buscar saídas para que as mulheres pernambucanas possam ter um atendimento adequado e a segurança necessária num momento tão importante que é a hora do parto”, assinalou Odacy.