Como sempre, agricultores de Curaçá não suportam mais enrolação do Governo Federal na entrega do milho

 

Mais de 60 produtores do Município de Curaçá se cadastraram para receberem o milho da Empresa Baiana de Alimentos (EBAL), que é distribuído pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). O grão, com custo de R$ 18,12 (por saca), deveria ser entregue no mês de novembro aos produtores, no entanto, já se passaram mais de 30 dias do prazo estabelecido e o milho, de acordo com os produtores, ainda não chegou às propriedades rurais. Com o objetivo de buscar soluções para o problema, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Curaçá realizou, na manhã de segunda-feira (16), na própria Secretaria, reunião com criadores de dezenas de fazendas do Município, que aguardam o milho para poderem alimentar de forma adequada o rebanho.

Durante a reunião, todos expuseram as dificuldades enfrentadas, por causa da demora na entrega do grão. “Os animais não ficam mais soltos no pasto, pois não acham o que comer. A única solução é ir atrás de alimento nas fazendas vizinhas, porém a dificuldade é muito grande. Não queremos brigar, só queremos o que é nosso, por direito”, reivindicou o produtor e Presidente da Associação da Fazenda Icó, Aprígio Vieira de Araújo. O produtor Genésio Antônio da Silva, da Fazenda Melancia, também pediu solução para o problema. “Tem que resolver logo essa situação. A quantia que nós pagamos não e tanta, mas já faz muita falta”, ressaltou.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Silva de Barros, tirou dúvidas dos produtores, esclarecendo de quem é a responsabilidade da distribuição do milho. “A EBAL fica com a parte burocrática, no que se refere aos documentos; já a SUAF faz o transporte do grão; tudo isso é coordenado pela Casa Civil. Aqui fica claro que a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Curaçá não tem culpa alguma no atraso da entrega do milho, no entanto é nossa obrigação correr atrás do direito do produtor, por isso, realizamos essa reunião”, justificou. O Chefe do Setor de Pecuária da SDR, Marcos Borges, ressaltou que vários e-mails já foram enviados para o Coordenador da SUAF, Fábio Braga de Jesus. “Nós já recebemos três prazos diferentes para a entrega do milho, que até agora não aconteceu”, contou.

Na manhã de terça-feira (17), o Secretário Luiz Barros informou que conseguiu, no período da tarde da segunda-feira (16), falar por telefone com Cristiane Ferreira, da Casa Civil, que deu um novo prazo para entrega do milho. “Ela nos disse que estavam enfrentando problemas com transporte, inclusive em outros 92 municípios baianos, mas que já estavam sendo solucionados. Cristiane nos pediu paciência, afirmando que até a próxima sexta-feira, dia 20, o grão já estará chegando a Curaçá”, concluiu.

A cada dia aumenta a revolta dos agricultores com essa irresponsabilidade do Governo Federal que vem se arrastando desde que o programa foi criado. Ainda assim, o programa está servindo de trampolim político para 2014 com a reeleição da presidente Dilma e de seus candidatos ao governo de estados.

*Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *