Comunidade da zona rural de Uauá beneficiada com ações

O Secretário de Agricultura de Uauá, Jerônimo Cardoso, popularmente conhecido com Jerominho, destacou as obras que vem beneficiando o homem do campo no município. Segundo ele, os avanços são positivos e as famílias estão cada vez mais trabalhando em forma comunitária devido aos serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Uauá.

Benefícios 

kit

“Através da Codevasf conseguimos 16 Kits de irrigação por gotejamento nas localidades de Lagoa do Pires, Marruá, Comunidade da Fazenda Tigre, São Paulinho, Comunidade dos Crentes, Caititus, Barriguda, Sítio do Tomaz, entre outras. Todos estão em funcionamento, já distribuímos mais de 12 mil metros de tubulação que levou água para o consumo humano e animal e também alimentou algumas hortas comunitárias”, destacou.

Ação

DSCF0177

Jerominho destacou que durante a última audiência com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, a empresa se comprometeu em fazer barragens tipo Kênio em Uauá, o que sem dúvida ajudará o homem do campo. “A CAR cumpriu e já está construindo as barragens tipo Kênio – são estreitas e tem que ter ombreiras altas e tem que bater os 3 níveis para que se acumule o máximo de água, é uma forma de reserva estratégica, a seca está aí e precisamos estar preparados. Estão sendo construídos nas localidades de Bel Druelga, Retiro, Poço do Viera e Poço da Pedra, além disso, recuperamos a barragem de Carro quebrado que foi estourado com as chuvas”, listou.

Recurso 

Na ocasião, o Secretário falou sobre a crise que o Brasil vem enfrentando, o que dificulta a aquisição de verba para execução dos trabalhos. “Essa crise só dificulta os nossos trabalhos, tem que ter muita dedicação e emprenho para se fazer alguma coisa. Aqui nós temos empenhado bastante para que as coisas andem, recentemente recebemos R$ 130 mil reais oriundos de emenda parlamentar da Senadora Lídice da Mata, essa verba vai ser destinada para o fortalecimento da caprinovinocultura leiteira”.

Água para o sertanejo

“Já perfuramos vários poços artesianos e iremos começar na Fazenda de Esterro e na Fazenda Sonhe a construção do sistema amplificado de abastecimento de água que provavelmente será dessalinizador. Alguns desses poços, a exemplo da localidade de Cocobocó deram mais de 5 mil litros de água potável e a fazenda Bonito deu mais de 9 mil litros de água. Aqui em Uauá a gente não espera somente recursos do Governo, estamos cada vez mais buscando outro apoios com as pessoas e entidades, é uma grande revolução nessa área”, acrescentou.

Programas

Por outro lado, ele destacou o município de Uauá como pioneiro no projeto piloto do Programa Água Doce. “O Programa visa o aproveitamento da água para o consumo humano e o aproveitamento do rejeito para colocar a criação de tanques de peixe e algumas forragens. Fomos o primeiro município a entregar todos os diagnósticos e este mês o programa já começa a ser executado”.

Estradas vicinais

trator em estrada

Com relação às estradas vicinais, ele informou que a Secretaria de Obras toda semana faz uma programação e atende o homem do campo. “Recebemos os equipamentos do PAC e os trabalhos estão em andamento, à secretaria de obra tem toda uma programação conforme manda a demanda”.

Otimismo

uauá

Otimista, o Secretário comemorou as últimas chuvas que chegaram no sertão. “Com as últimas chuvas encheu a maioria dos reservatórios de Uauá, a exemplo do açude da Piloto, barragem do Tigre e Rodeadouro – que antigamente abastecia a cidade, entre tantas outras. Coma chegada das chuvas conseguimos com a Codevasf mais de 40 mil alevinos e distribuímos na cidade, isso fortalece a cadeia produtiva e alimenta o povo carente da região. Além disso, já temos recursos para fazer a limpeza de 9 aguadas, só na localidades de Lage do Encontro a limpeza vai beneficiar mais de 12 comunidades, em outras comunidades serão beneficiadas também mais famílias.”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *