Comunidade espalha cartazes alertando contra assaltos

A iniciativa veio após o registro de furtos e de roubos no perímetro que inclui a Rua Rodrigues de Mendonça no bairro do Prado, no Recife
aviso de assalto

Por: Jailson da Paz

Moradores do Prado, no Recife, escolheram o mesmo caminho dos moradores de Ouro Preto, em Olinda, para enfrentar os assaltos. Espalharam cartazes pelas ruas do bairro. Em um ponto, o alerta é para que as pessoas tomem “cuidado com os assaltantes de bicicleta e moto nesta parada”. Parada de ônibus. A iniciativa veio após o registro de furtos e de roubos no perímetro que inclui a Rua Rodrigues de Mendonça e, segundo famílias da área, mais de uma dezena de telefonemas para os órgãos de segurança sem que medidas efetivas para reduzir os crimes fossem adotadas. Relatos dos últimos dias indicam assaltos praticados por um homem e uma mulher. A dupla aproveita o intervalo entre as passagens dos coletivos para abordar as vítimas. Roubam estudantes, trabalhadores e aposentados à espera das linhas Campo Grande/Afogados e Mustardinha e, para intimidar algumas delas, efetuam até disparos. Os autores dos cartazes sabem que esses não evitarão todos os assaltos, mas darão visibilidade ao problema. E isso acontece desde quando a denúncia chegou às ruas e às redes sociais, assemelhando-se à experiência de Ouro Preto, de 2015. A divulgação fez a Polícia Militar anunciar que o comando do 12º Batalhão fará um estudo sobre os crimes e disponibilizará o número da central de operações – o 3183-5392 – para recebimento de denúcias de suspeitos e solicitação de viaturas. Engana-se quem despreza o poder de um cartaz.

Melhor prevenir

A placa diz do que é capaz uma população sem cuidado com o meio ambiente. As obras da Via Metropolitana Norte, planejada para desafogar o trânsito em Olinda e Paulista, ainda não foram concluídas, mas o canal às margens da via se tornou lugar de descarte frequente de lixo doméstico.

Expectativa na Soledade

O casarão vizinho ao Sindicato dos Servidores Públicos Federal em Pernambuco, na Rua João Fernandes Vieira, na Soledade, cria expectativas entre os pedestres. Querem saber o que funcionará no imóvel, antes aos pedaços e que vem sendo restaurado.

Há uma semana

Existe um lago na Rua Afonso Pena, na Boa Vista. A água começou a mudar de cor devido à decomposição das folhas das árvores. Enquanto não houver drenagem, aumenta o risco de que se torne um criadouro do mosquito da dengue.

Santo do carneiro

Nenhuma autoridade chamou mais atenção nas fotos da visita da diretora-geral da OMS, Margarete Chan, quanto o santo que ficou sobre a cabeça da chinesa, no Imip. A pergunta que muitos se faziam ontem era quem estava representado na imagem. Trata-se de São João Batista, o protetor dos doentes.

Um por outro…

Tem gato por lebre na feira de orgânicos da praça de Casa Forte. Adeptos desses produtos perceberam mudanças acentuadas em frutas e verduras oferecidas por alguns barraqueiros. Descobriram que tem gente revendendo material adquirido na Ceasa como se fosse produzido organicamente.

…Deixando a feira

Sem ter a quem recorrer devido à falta de regras que assegurem a origem das frutas e verduras na cidade, frequentadores desistem de ir à feira aos sábados. A esperteza dos que enxergam apenas a possibilidade de maior lucro desarticula algo responsável pelo sustento de pequenos agricultores.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *