Comunidades de Abóbora são atendidas por poços tubulares
Dos 70 poços tubulares que a Prefeitura de Juazeiro e o SAAE – em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a IHARA Brás – perfuraram em todo o interior, 27 já foram entregues. Na última sexta-feira (22), o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do diretor-presidente da autarquia, Joaquim Neto, entregou mais dois poços na comunidade de Caldeirão Coberto e Transarney no distrito de Abóbora.
Representando a comunidade de Caldeirão Coberto, Letícia Duarte falou da importância da chegada do poço tubular para a região. “Nossa água não deu muito boa para o consumo humano, porém para o consumo animal e afazeres domésticos está excelente. Temos que agradecer ao prefeito não somente pelos poços, mas também pela climatização das escolas do interior, isso nunca foi visto em gestões anteriores. O povo do campo é muito sofrido e reconhecemos o trabalho que Isaac e o SAAE vêm realizando, valorizando e melhorando a vida de quem mora na zona rural”, enfatizou Letícia.
Os poços apresentaram uma vazão de 4.500 mil litros/hora e irão atender a uma média de 300 pessoas e 1.500 animais. “Passamos por grandes dificuldades aqui na nossa região, devido ao período prolongado da seca, até porque tínhamos que comprar água para dar aos nossos animais. Agora vivemos outra realidade porque teremos água todos os dias. O prefeito Isaac está de parabéns por lutar pelo o homem do campo e contribuir positivamente para a vinda desses poços tubulares”, agradeceu o morador da localidade de Caldeirão Coberto, Osnei Ricardo Rodrigues Duarte.
As comunidades selecionadas para receber os poços nesse projeto possuem agricultura de subsistência e criação de pequenos rebanhos, como também o número solicitado de caminhões pipa, fundo de pasto (local comum, onde é alimentado o rebanho da comunidade), número de residências (famílias) e o fato de não haver outro poço próximo à localidade.
“Ao invés do pequeno produtor deixar sua propriedade e migrar para a cidade em busca de melhores oportunidades, estamos vendo o contrário com pessoas retornando para o interior e investindo na produção rural. Isso graças às ações estruturantes que estão sendo feitas em todo o município, com o melhoramento das estradas, água, energia e escolas climatizadas”, lembrou o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto.
O prefeito Isaac enfatiza que a parceria com a empresa IHARA Brás fortalece o trabalho do governo municipal no apoio ao homem do interior. “Nossa meta é chegar aos 100 poços perfurados e os instalar em diversas regiões do município. Além dos poços, ampliamos também a feira de caprinos e ovinos para mais um distrito. O programa Palmas para Juazeiro é exemplo de que o homem do campo só precisa de boas condições para viver com mais dignidade e assim recuperar seu rebanho”.
O prefeito também lembrou os 15 sistemas de abastecimento de água, os dois distritos (Pinhões e Junco/ Salitre) que não possuíam água do Rio São Francisco e que agora conta com água tratada para mais de seis mil residências. “Com todas essas ações estamos melhorando a vida das pessoas que residem na zona rural”, finalizou.
Por Luzete Nobre/ SAAE