Condenado, Bolsonaro publica pedido de desculpas a Maria do Rosário

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Seguindo determinação judicial, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou nesta quinta-feira (13) no Twitter um pedido de desculpas à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Bolsonaro foi condenado por ter dito, em 2014, que a petista não mereceria ser estuprada por ser “muito feia”, não fazendo seu “tipo”.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

5.323 pessoas estão falando sobre isso

Bolsonaro foi condenado em 2015 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais. A condenação foi confirmada em 2017 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e este ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro ainda respondia no STF a uma ação penal, que foi suspensa quando ele assumiu porque, como presidente, não pode ser acusado por fatos ocorridos antes do mandato.

Ao prestar depoimento, há dois anos, Maria do Rosário se emocionou.

“O pronunciamento deste parlamentar gerou uma onda de ódio imensa que atinge não só a minha pessoa mas atinge as mulheres. Principalmente as mulheres, mas também gays, lésbicas, negros, negras, indígenas, a toda uma série de pessoas que sofrem por serem atacados pela identidade, pelo que são. E, no Brasil, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. Então tratar estupro como algo banal, como algo que um homem decide se uma mulher merece ou não, é condenar as vítimas e incitar ao crime”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *