Conheça as formas de manifestação e tratamento de tuberculose

Doença famosa por atingir o pulmão, também pode se manifestar em glândulas e ossos. Veja também onde é possível fazer o tratamento de maneira gratuita em Salvador

A tuberculose é uma doença famosa por afetar os pulmões, porém, esse mal infecto-contagioso também pode atingir glândulas, rins, ossos e até meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é realizada de pessoa para pessoa.

O paciente com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica também favorece o estabelecimento da tuberculose no ser humano.

Essa doença também tem como característica ser silenciosa e os sintomas costumam ser parecidos com outras enfermidades: tosse seca contínua, febre baixa, rouquidão, falta de apetite e rouquidão. Quando mais grave, apresentam sintomas como dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, acúmulo de pus na pleura, e colapso do pulmão.

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

A prevenção da tuberculose pode ser realizada com a vacina BCG nas crianças (exceto a população infantil que possua o vírus da AIDS) e inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

O tratamento realizado à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses. O problema é que, muitas vezes, o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Quando a tuberculose aparece em alguma glândula, o tratamento é de um ano.

Números 

Nos anos de 2013 e 2014, a Bahia apresentou cerca de 5000 casos novos de tuberculose no país, sendo que 4891 (2939 pulmonar) em 2013 e 4878 (2844 pulmonar) em 2014. Em termos de óbitos, 430 pessoas morreram em virtude da doença em 2013, já em 2014 esse número caiu para 329. Em 2015, o número ainda foi fechado, mas novamente houve queda no número de doentes e no número de óbitos.

Tratamento em Salvador
Em Salvador, pacientes com tuberculose devem ser encaminhados para o  Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), que possui tratamento gratuito e é uma Unidade de Saúde de grande porte. Inaugurado em 1942 com o objetivo de tratar pessoas com tuberculose, recebe pacientes de todo o estado, principalmente da macrorregião Leste, onde está Salvador, pois é o único local que possui o tratamento adequado para a doença de maneira gratuita.

O HEOM possui 221 leitos distribuídos em especialidades clínica, cirúrgica, pediátrica, terapia intensiva e tratamento a pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

Por esses motivos citados, os baianos não podem perder tempo, pois A tuberculose é uma doença letal, porém é tratável e se o tratamento for feito de maneira contínua e realizado o mais rápido possível, a cura é garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *