Conversa com mãe e fim do vício em refrigerantes foram fundamentais para a medalha de Maicon no taekwondo
Aos 23 anos, Maicon Andrade surpreendeu ao ganhar a medalha de bronze na categoria acima de 80kg do taekwondo, no sábado, mas o feito só foi obtido após uma conversa com sua mãe, Vitória. Além disso, o fim da dependência por refrigerantes contribuiu para aprimorar a sua forma física e técnica.
Tão logo perdeu a luta para o nigerino Alfaga Issoufou, nas oitavas de final, Maicon fez um pedido ao seu técnico Alberto Maciel Júnior: precisava conversar com a sua mãe. Dessa maneira, um encontro entre ambos foi organizado, já que dona Vitória estava nas arquibancadas da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico Rio-2016.
– Minha mãe é a pessoa que sempre tiro dúvidas. Ela não pratica taekwondo mas é bem inteligente. É coisa de mãe para filho. Não é tática, não é nada. É só sentar e perguntar para minha mãe o que ela tá achando – explicou Maicon, que é o cacula de uma família de oito irmãos.
De acordo com Maicon, a resposta de dona Vitória foi a melhor possível. Ele contou que a mãe só lhe disse palavras lindas.
– Ela falou: meu filho, você já está dando orgulho para mim e toda a família. Você já é um campeão – lembrou o medalhista de bronze, que ao falar com a mãe ainda não estava classificado para disputar um lugar no pódio.
Além dos conselhos da mãe, Maicon revelou que no caminho para a conquista nos Jogos Rio-2016, outro fator o ajudou: o fim do vício em refrigerantes.
A pedido da comissão técnica, Maicon iniciou um trabalho para diminuir o consumo da bebida. Ele confessou que não imaginava os malefícios que ela causa na performance de um atleta.
– Gostava muito, mas quando comecei a praticar o esporte em alto rendimento, meus técnicos pediram para parar. Já sabia que refrigerante não era uma coisa legal mas bebia. Eles e até a minha mãe falaram pelo meu bem, que não era legal. Era algo que estava me fazendo mal e não sabia – frisou Maicon.
Com a medalha de bronze no peito, Maicon falou que, a partir de agora, seu objetivo será o de intensificar os treinamentos. O ex-peão de obra e garçom que melhorar sua técnica para obter mais triunfos.