Coronavírus: Passageiros adotam uso de máscaras no Aeroporto de Salvador

OMS indica utilização da proteção para pessoas doentes, a fim de reter a transmissão

[Coronavírus: Passageiros adotam uso de máscaras no Aeroporto de Salvador]
Foto : Leitor/ Metro1

Passageiros do Aeroporto Internacional de Salvador já começam a adotar o uso de máscaras cirúrgicas para circular na área de check-in, diante do primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil, há três dias.

O único caso confirmado no país foi em São Paulo. Na Bahia, apesar de 24 casos terem sido inicialmente notificados, 15 deles já foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde e outros quatro foram descartados laboratorialmente. Apenas cinco deles aguardam análise laboratorial: 4 em Salvador e 1 em Camaçari.

Apesar de muita gente ter adotado o uso de máscaras para se tentar se prevenir de ser infectado com a doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a proteção apenas para quem que já contraiu o novo coronavírus, a fim de prevenir a transmissão da enfermidade. A recomendação foi feita na última quinta-feira (27), durante coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça.

Além disso, de acordo com o site do Ministério da Saúde, profissionais que trabalham em unidades médicas devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas, a exemplo da mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

A pasta cita ainda cuidados para a população em geral, a fim de reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Confira:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *