Criação da carreira de médicos começa a sair do papel
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto que prevê a contratação de médicos por concurso público para trabalharem em consórcios.
Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), que é médico e votou pela aprovação, o projeto institui a carreira médica, velha aspiração dos profissionais de Medicina do país.
“Com essa proposta, nós vamos passar a ter uma carreira nacional para os médicos. Eles serão selecionados por concurso público e deverão trabalhar, no primeiro momento, nas regiões mais distantes e nas periferias das grandes cidades. Com o passar do tempo, poderão ser transferidos para centros mais adiantados”, disse o senador pernambucano.
Pelo projeto, os Estados e o Distrito Federal terão que aderir ao consórcio para receberem médicos nas respectivas unidades federativas, com as despesas pagas pelo Governo Federal.
Já os municípios não poderão se consorciar, mas sim firmar convênios para que os médicos da futura fundação atuem em órgãos e entidades municipais de saúde. Os médicos seriam contratados pelo consórcio pelo regime da CLT. (Inaldo Sampaio)