Crise hídrica é debatida na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Preocupado com as questões hídricas da cidade e da região, o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, participou de uma arena temática sobre o tema durante a XVIII da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “É um assunto que muito nos interessa. Poder compartilhar as realidades com outros prefeitos que vivem situação semelhante e obter orientações de pessoas qualificadas é uma oportunidade única”, pontua o gestor.
Na plenária, os técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) explanaram a situação que o país está passando variando da escassez ao excesso nas diversas regiões. Entre os pontos abordados, a baixa do Lago de Sobradinho foi um dos assuntos explorados pelo técnico em Agricultura e Pecuária da CNM, Osni rocha. Segundo o palestrante, a situação do Lago é preocupante para os setores da economia local. “Caso o nível do Lago chegue em 8%, como prevê a Chesf, e a vazão ficar menor que 900m³, vai impossibilitar a irrigação e prejudicar o principal arranjo produtivo do vale do São Francisco”, comenta.
O espaço contou com a participação de prefeitos de vários estados do Nordeste e Sudeste. Além da crise hídrica, questões referentes ao meio ambiente, defesa civil e sustentabilidade, foram debatidos.