O Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba e o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos anunciou a autorização para iniciar os testes em humanos da vacina cubana contra o coronavírus.
A partir da próxima semana, o governo vai iniciar o recrutamento de forma voluntária de 676 moradores da ilha, com idade entre 19 e 80 anos, que vão testar a vacina, nomeada de “Soberana 01”.
Essas pessoas não devem ter “alterações clinicamente significativas” e devem dar seu consentimento por escrito para receber a dose, disseram as autoridades.
A conclusão do estudo está prevista para 11 de janeiro e os resultados ficarão prontos em 1º de fevereiro de 2021 e publicados em 15 de fevereiro.
O chefe da Epidemiologia Cubana, Francisco Durán, disse que a expectativa é que o país tenha acesso à vacina no primeiro trimestre de 2021.
Com 11 milhões de habitantes, a ilha conseguiu conter a nova pandemia do coronavírus, com 3.408 casos, 88 mortos e 2.794 curados até a última segunda-feira (17).
Com informações da Prensa Latina