Cultura popular vai marcar evento de passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho
Na manhã desta terça-feira (5), a comissão de organização do evento que marcou a passagem da Tocha Olímpica por Sobradinho se reuniu com o objetivo de definir a programação festiva que irá receber o símbolo olímpico no dia 26 de maio.
A comissão é composta por representantes de todas as secretarias municipais que estarão envolvidas no evento, seguindo as normas do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.
Ficou definida uma programação recheada de atividades esportivas e culturais, com elementos do folclore regional, valorizando os artistas locais nas diversas modalidades. A programação acontecerá durante todo o dia, envolvendo a comunidade.
O Projeto Caatinga, desenvolvido pela Secretaria de Educação, anualmente, vai acontecer no dia do evento, reunindo alunos e professores de todas as escolas municipais que vão apresentar os trabalhos realizados sobre o tema caatinga na Praça Geraldo Silva.
” Será um atrativo a mais e dará visibilidade ao bioma caatinga, sua importância e características , com todos os aspectos culturais e folclóricos. Os estandes serão montados na praça, fazendo parte do cenário do evento da Tocha, onde os trabalhos serão expostos para a comunidade e visitantes”, anunciou a Secretária de educação Dulcilene Kestering.
A tradição dos vaqueiros, dos pescadores , a poesia dos cordelistas, as danças indígenas e folclóricas farão parte da programação festiva que vai primar por personagens e elementos da cultura popular.
“A passagem da Tocha por Sobradinho é um momento ímpar para a nossa cidade, que passará a contar com esse capítulo importante na sua história. Um marco! Estamos todos empenhados em realizar uma grande recepção e aproveitar o momento para dar visibilidade mundial a cultura e as potencialidades da nossa cidade, valorizando as tradições e talentos artísticos locais” , declarou Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
A Tocha Olímpica chegará em Sobradinho pela Avenida Alvorada, nas imediações do Posto Vitória. Em seguida será conduzida pela avenida principal, com parada de 15 minutos em frente ao prédio da prefeitura, para um momento de celebração. O final do percusso será no Porto Chico Periquito, onde começará a rota fluvial, fazendo a eclusa pela Barragem de Sobradinho, com destino ao município de Petrolina(PE).
Sobradinho está entre as 26 cidades baianas escolhidas para o revezamento da Tocha, um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, que representa a paz, a união e a amizade. A Cerimônia de Abertura dos Jogos, acontecerá no dia 05 de agosto no Rio de janeiro.