Dançarina de Hollywood, Cyd Charisse morre aos 86 anos

Atriz contracenou com Fred Astaire e Gene Kelly em clássicos musicais como “Cantando na Chuva” e “Meias de Seda”

Cyd Charisse – dançarina que despontou no estrelato de Hollywood ao lado de Gene Kelly e Fred Astaire nos clássicos musicais da Metro-Goldwyn-Mayer como Cantando na Chuva (1952),  Brigadoon (1954) e Meias de Seda (1957) – morreu aos 86 anos no dia 17 de junho de 2008.

Wikicommons

Charisse nasceu Tula Ellice Finklea em Amarillo, Texas. Segundo o seu obituário no New York Times, enquanto algumas fontes dão sua data de nascimento como 8 de março de 1921, seu agente dizia ter nascido em 1922.

Diagnosticada com um caso atenuado de poliomielite ainda menina, começou a tomar aulas de balé por razões de saúde, aconselhada pelo médico. Ainda adolescente, passou a ensaiar profissionalmente na Califórnia, onde se juntou ao famoso Balé Russo de Monte Carlo. Durante os anos em que figurou na companhia era conhecida ora como Maria Istomina ora como Felia Sidorova.

Em 1939, aos 18 anos, a jovem bailarina foge de casa com Nico Charisse, dançarino, coreógrafo e professor de balé, bastante conhecido. O casal teve um filho, Nicky, em 1942.

Descoberta por caçadores de talentos dos estúdios cinematográficos no princípio dos anos 1940, Charisse fez sua estreia nas telas com Canta Coração (1943), no qual foi anunciado com o nome artístico de Lily Norwood. Passou o restante da década aparecendo em inexpressivas participações, inclusive um pequeno papel em Ziegfield Folies no qual dança brevemente com o astro do filme, Fred Astaire. Entretanto, nesse filme, às instâncias do produtor, passou a usar o nome de Cyd Charisse, “Sid”, como a chamava seu irmão mais novo, mal pronunciando “sister” (irmã em inglês), foi seu apelido desde a infância.

Divorciada de Nico Charisse em 1947, a atriz casa-se com Tony Martin em 1948, com quem teve um filho, Tony Jr. O grande estouro de Charisse veio com Cantando na Chuva, estrelado por Gene Kelly, quem co-dirigiu o filme com Stanley Donen. Interpretando uma bela e atraente mulher interesseira, compôs uma dupla com Kelly numa das sequências mais complexas e memoráveis do antológico filme, chamada de “Broadway Melody Ballet”.

Wikicommons

[Atriz teve última atuação no cinema em 1989]

Cyd (centro) em 2006, recebendo prêmio artístico do então presidente George W. Bus h (direita)

Em Roda da Fortuna (1953), dirigido por Vincent Minnelli, Charisse teve seu primeiro papel como protagonista, contracenando com Fred Astaire. Desempenhou o papel de uma arrogante ‘prima ballerina’ que se enamora de um dançarino-cantor de Hollywood, desempregado e desesperançado, após terem sido contratados e escalados juntos para um musical na Broadway.

Charisse reuniu-se outra vez com Kelly para o Brigadoon de Minnelli, rodado na Escócia, e por It’s Always Fair Weather (1955). Contracenou com Astaire em Meias de Seda (1957) que seria o seu musical de maior sucesso. Apareceria em diversos papeis dramáticos, inclusive Girl (1958) e Duas Semanas em Outra Cidade (1962). Sua última apresentação no cinema foi no filme italianoPrivate Screenings (1989).

Charisse e Martin, seu segundo marido, produziram por muito tempo espetáculos de dança e canto, apresentando-se em clubes noturnos e na televisão. Após uma bem-sucedida carreira nos palcos londrinos com o espetáculo Charlie Girl durante os anos 1880, Charisse estreou, já no final de sua carreira, na Broadway em 1992, desempenhando o papel principal de uma bailarina idosa em Grand Hotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *