Daniel Almeida apresenta exposição que celebra os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China

Por Edu Mota, de Brasília

Foto: Edu Mota / Brasília

Acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) abriu oficialmente a celebração, nesta terça-feira (13), da exposição “Laços: Belo Brasil, Bela China”. O evento, que foi realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, comemora os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. 

 

A exposição foi organizada pelo grupo parlamentar Brasil/China da Câmara dos Deputados, presidido pelo deputado Daniel Almeida. A Embaixada da China no Brasil participou da organização da mostra, que apresenta 30 painéis que traçam a trajetória das relações bilaterais entre os dois países, além de apresentar presentes protocolares de autoridades chinesas e objetos da cultura popular regional brasileira.

 

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, também participou da solenidade no Congresso Nacional. Durante discurso no evento, o deputado Daniel Almeida destacou a importância estratégica da parceria entre os dois países para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil. Almeida enfatizou que a China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

 

“Fortalecer laços com a China pode ajudar o Brasil a diversificar suas parcerias e reduzir a dependência de mercados tradicionais. A cooperação entre os países pode contribuir para a construção de um mundo multipolar, no qual países em desenvolvimento tenham mais voz e poder na arena internacional”, disse o deputado baiano.

 

A mostra, que fica em cartaz até o dia 15 de agosto no Salão Negro do Congresso, conta ainda com o apoio da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China (CNRBC) da OAB, e do Instituto SocioCultural Brasil/China (Ibrachina). 

 

“Celebrar meio século de relações entre Brasil e China é reconhecer a riqueza e a profundidade desses laços. A OAB tem orgulho de apoiar esta exposição que fortalece a amizade e a colaboração entre nossos países”, afirmou o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

 

A exposição “Laços: Belo Brasil, Bela China’ tem curadoria da cientista política e historiadora Ana Prestes, e conta com o trabalho do Departamento de Comunicação da Embaixada da China.

 

“A idealização e a concretização da iniciativa foi por parte do grupo Grupo Parlamentar Brasil-China, presidido pelo deputado federal Daniel Almeida, e também pela equipe de comunicação e cultura da embaixada da China. Foram envolvidas também empresas de arquitetura e de produção de eventos para ajudar a colocar a exposição de pé”, disse ao site Opera Mundi a cientista política Ana Prestes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *