Datafolha: 76% do brasileiros são favoráveis ao uso medicinal da maconha
Por outro lado, 72% dos entrevistados são contrários ao uso recreativo, aponta a pesquisa Datafolha
Entretanto, quando se trata da legalização da maconha para uso recreativo, que inclui o consumo para fins não medicinais, a opinião se inverte. Nessa pesquisa, 72% dos brasileiros se mostraram contrários à legalização da maconha para uso geral, representando um aumento significativo em comparação a uma pesquisa anterior do Datafolha realizada em 2018, quando 66% eram contra o consumo recreativo da maconha.
É notável o alto nível de informação sobre o tema da maconha medicinal, com 85% dos entrevistados declarando ter algum conhecimento a respeito. Desses, 32% disseram estar bem informados, 42% consideram-se razoavelmente informados, e 11% afirmam estar mal informados. Outros 13% declararam desconhecer completamente o tema, e 2% preferiram não dar opinião. Em sintonia com o forte apoio à maconha medicinal, cerca de 67% dos brasileiros entrevistados defendem a autorização do cultivo de cannabis no Brasil para a produção de medicamentos.
A pesquisa envolveu 2.016 indivíduos maiores de 16 anos, coletando dados nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 municípios por todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.