De garçom do Boi Preto a prefeito de Juazeiro
Por: Levi Vasconcelos
Marcus Paulo Alcântara Bonfim, ou simplesmente Paulo Bonfim (PCdoB), prefeito eleito de Juazeiro, aos 43 anos é protagonista de uma história singular. É filho de Ipiaú com parte da ‘parentaia’ em Cairu, começou a vida profissional como garçom do Bargaço e depois do Boi Preto, onde ficou mais tempo. Mudou para Juazeiro a fim de montar um restaurante, tornou-se secretário do prefeito Isaac Carvalho e ganhou a eleição de outubro, derrotando o ex-prefeito Josep Bandeira (SD), que era tido como imbatível:
– Derrotar Josep não foi difícil. Ele disputou 15 eleições, ganhou duas e perdeu 13.
Paulo diz que tem um desafio pela frente, mas já sabe as linhas a seguir: é comprometido com o projeto do prefeito Isaac Carvalho, o padrinho político, e é só tocar:
– Reduzimos a mortalidade infantil em mais de 50% com a nossa maternidade. Tínhamos 87 médicos. Contratamos mais 200. Tínhamos oito creches. Reformamos as oito, construímos mais 15 com dinheiro federal e outras oito com recursos próprios. Das 134 escolas que temos, 95 possuem ar-condicionado. Minha responsabilidade é manter isso e fazer mais.