De plataformas de petróleo a presídios, livro retrata devoção do Brasil ao futebol
De campos improvisados em becos a gramados em complexas plataformas petrolíferas, o futebol é jogado em tudo que é tipo de lugar possível no Brasil.
O fotógrafo Christopher Pillitz retratou esta paixão no livro que está lançando nesta semana em Londres. Suas fotos também estarão expostas na embaixada brasileira em Londres neste mês.
“Brazil: The Beautiful Game” mostra torcedores e jogadores amadores em tudo que é tipo de situação: seminários de padres, presídios de segurança máxima, favelas, plataformas petrolíferas e praias.
O fotógrafo argentino já viajou o mundo todo retratando aspectos diferentes de cada cultura. No Brasil, resolveu fotografar a devoção quase religiosa ao esporte nacional.
O fotógrafo Christopher Pillitz retratou em seu livro ‘Brazil: The Beautiful Game’, que está sendo lançado esta semana, a grande paixão nacional: o futebol. Nesta imagem, funcionários da Petrobras jogam uma partida em uma plataforma petrolífera no Oceano Atlântico.
Meninos da favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, jogam bola em um dos muitos campinhos locais.
Meninos jogam futebol enquanto anoitece na favela com maior população do Brasil, a Rocinha, no Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, o torcedor fanático Damião pede a uma mãe de santo uma ajuda ao Brasil para ganhar a Copa do Mundo de 1998.
Em Ourinhos, padres do seminário Santo Tomás de Vilanova enfrentam jovens seminaristas. O time é um dos mais bem-sucedidos da região.
Em Paranacicaba, meninos e meninas jogam uma pelada de rua. Há relatos de que aqui foi formado o primeiro time de futebol do Brasil, por operários britânicos do século 19
A torcedora Flavia Dias tatua uma imagem do seu clube de coração, o Flamengo, no Complexo do Alemão. Ela tem 33 tatuagens relacionadas ao Flamengo no corpo.
Em Guarulhos, futebol é jogado dentro do presídio de segurança máxima Adriano Marrey. Só os prisioneiros mais bem-comportados ganham esse direito
Na praia do Rio Vermelho, em Salvador, homens jogam futebol.
Fonte: BBC Brasil