DEM e PPS atraem deputados baianos
Sem destino partidário definido, após terem esperado a criação do MD – Mobilização Democrática, que seria a fusão entre o PTN e o PPS, os deputados Bruno Reis, Elmar Nascimento e Targino Machado estão em processo de muito diálogo e negociação com os partidos de oposição no Estado para decidirem quem irá abrigá-los, com vistas às eleições estaduais de 2014.
Entre aqueles que também estão a caminho de um novo ninho, depois de observarem a adesão de seus partidos de origem à base do governo, o deputado estadual Sandro Régis é o único que já determinou sua escolha. Nos bastidores, há informações de que ele aguarda apenas pequenos detalhes para ingressar no Partido Democratas.
Os parlamentares conquistaram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o direito de se desfiliarem previamente de seus partidos atuais. Eles têm até o dia 5 de outubro para se filiarem a uma nova legenda, ou seja, um ano antes do pleito.
Depois de passar anos no PR, partido que tem como liderança maior o ex-senador e atual ministro dos Transportes, do governo Dilma, César Borges, o deputado Sandro Régis deve oficializar uma antiga aliança com os democratas. Ele nunca negou a admiração pelos aliados, sendo um dos principais defensores do ex-governador Paulo Souto.
Em recente entrevista à Tribuna, o deputado já havia afirmado que seu coração era azul, numa referência à cor usada pelo partido, e que esse era o caminho natural. Ele já conversou com o ex-governador, com o prefeito ACM Neto e o presidente estadual do partido, o deputado estadual Paulo Azi.
Cautela e avaliação
Conforme apuração da Tribuna, os demais deputados ainda estariam em fase de avaliação sobre os caminhos à disposição. Entre os partidos de oposição, além do DEM, eles podem seguir para o PMDB, PSDB e PPS.
Porém, consta que o PPS é a tendência mais apontada. Líder da oposição na Assembleia Legislativa, Elmar Nascimento não descarta, mas afirma que ainda não decidiu. “Estou conversando com todos. Conversei com Geddel, com Paulo Souto e esta semana vou conversar com o prefeito ACM Neto”, disse, admitindo que ontem recebeu o convite do presidente municipal do PPS, o líder do governo na Câmara de Vereadores, Joceval Rodrigues. Nos corredores da Assembleia, há rumores relacionados também à ida do deputado Bruno Reis para o PPS, mas ainda não há confirmação. Consta também que ele estaria fazendo um esforço para que Régis e Elmar seguissem para o mesmo partido a fim de formar uma bancada com maior equilíbrio na Casa Legislativa.
O deputado Targino Machado também estaria se movimentando em busca de um novo abrigo. Em conversa com a Tribuna, ele já havia indicado a tendência de ingressar em um partido maior. Há quem diga que sua aposta seja o DEM. (Tribuna)