DEM quer ser o que o PFL foi no século passado

Sob a liderança do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, o DEM está se esforçando para voltar a ser a partir de 2018 o mesmo que o PFL (seu antecessor político) foi no século passado: uma das principais forças do Congresso Nacional.

Maia está entendido com o prefeito de Salvador, ACM Neto, o ministro Mendonça Filho (Educação) e o senador José Agripino (RN) para atrair para o Democratas os 14 deputados do PSB que estão insatisfeitos com os rumos do partido, entre eles o ministro pernambucano Fernando Filho (Minas e Energia).

O PFL chegou a eleger 118 deputados federais nas eleições de 1986, mas de lá para cá foi encolhendo, especialmente depois que um grande número de parlamentares deixou o partido para se filiar ao PSD do ministro Gilberto Kassab.

Nas últimas eleições municipais, o DEM elegeu apenas 267 prefeitos no país, cinco dos quais em Pernambuco. Conta atualmente com 2.907 vereadores, 48 deputados estaduais (nenhum em Pernambuco), 30 deputados federais (apenas Mendonça Filho em Pernambuco) e quatro senadores, entre eles o combativo Ronaldo Caiado (GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *