Deputado cobra de Bolsonaro a retomada da Transnordestina

Foto: Jeremias Alves/Divulgação
Foto: Jeremias Alves/Divulgação

Em seu último discurso antes do recesso do Congresso, o líder do Solidariedade na Câmara dos Deputados, deputado Augusto Coutinho (PE), fez uma cobrança ao governo Jair Bolsonaro (PSL) pela retomada da obra da ferrovia Transnordestina. Apesar de ressaltar que reconhece os “esforços” do governo na pauta, o parlamentar pernambucano afirmou que a obra está “paralisada” com apenas “52%” do projeto executado.

“Hoje, a obra está paralisada, lamentavelmente. Foram muitos recursos investidos. Temos 52% da obra executada, mas ela está paralisada. A empresa parou, não pagou os seus fornecedores e muitos comerciantes que montaram seus negócios em volta da Transnordestina tiveram prejuízos e estão arcando até agora com isso”, afirmou.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Relator da Comissão especial da construção da ferrovia Transnordestina, atribuiu o atraso na conclusão ao aumento no orçamento previsto para o empreendimento e o descompasso entre a execução física e os desembolsos. Em 2007 – durante o segundo mandato do governo Lula -, o orçamento inicial previsto para a obra era de R$ 4,5 bilhões. Já em 2014, o custo já superava os R$ 7,5 bilhões. No final de 2018, a comissão da Transnordestina entregou um relatório com o histórico e impactos da obra a Bolsonaro, durante ainda a transição.

“Esta obra está novamente paralisada. Não se pode negar que o governo federal tem empregado esforços para sua retomada, mas quero registrar o quanto é importante que esse assunto seja tratado com prioridade e dada a celeridade necessária para sua retomada. Uma região como o Nordeste, com tantas dificuldades, não pode ver a Transnordestina no esquecimento”, disse em plenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *