Deputado de Zé Ronaldo por ambulâncias paradas

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) cobrou do prefeito Zé Ronaldo (DEM), de Feira de Santana, que aja com “responsabilidade” e cumpra o acordo firmado entre prefeitura e Ministério da Saúde há dois anos, disponibilizando a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os municípios da região. Em pronunciamento no plenário da Câmara de Deputados, nesta quinta-feira (16), o petista denunciou que dez ambulâncias estão paradas degradando há dois anos e meio porque os municípios próximos a Feira não têm acesso à central de regulação.

“A prefeitura de Feira recebeu novas ambulâncias sob o compromisso de realizar a regionalização e, pasmem os senhores, todas as ambulâncias estão paradas desde dezembro de 2012. Dois anos e meio parados aguardando que o prefeito do DEM tenha a boa vontade de disponibilizar a central para toda a região. É um absurdo, um descompromisso, uma perda de recursos financeiros”, disse. As dez ambulâncias, se funcionando, teriam capacidade de atender a 562 mil habitantes de 27 municípios da região, mas hoje estão paradas porque o telefone 192 não funciona nestes municípios.

“Claro que a prefeitura gosta quando a população da região vem consumir o comércio, contratar serviços, frequentar aula em faculdades privadas, trazendo riquezas para o polo regional. O mínimo que se espera é que cumpra responsabilidade com a saúde da região. Vamos a Feira cobrar que o prefeito Zé Ronaldo assuma responsabilidade”, disse Solla.

O parlamentar ingressou, em maio, com uma representação no Ministério Público (MP-BA) contra a Prefeitura de Feira de Santana por crime de responsabilidade. Ele acusa Zé Ronaldo de ter descumprido o acordo de disponibilizar a Central de Regulação do Samu para a região, gerando prejuízos aos cofres públicos e à prestação do serviço à população. No dia 7 de agosto, Solla participará de uma audiência pública em Feira de Santana junto ao vereador Bel (PT) e ao deputado Zé Neto (PT) para discutir a situação. O Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Prefeitura também foram convidados para o debate.

Os municípios com ambulâncias paradas são Amélia Rodrigues, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Irará, Nova Fátima, Santa Bárbara e Santo Estevão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *