O deputado estadual Waldemar Borges (PSB), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, denunciou, nesta sexta-feira (6), que 98% das escolas públicas de Pernambuco não possuem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros, o que, de acordo com o parlamentar, representa um grave risco à segurança dos alunos, professores e funcionários.
“Recebi uma denúncia gravíssima, dando conta de que boa parte das escolas da rede pública estadual de Pernambuco não dispõe de alvará dos bombeiros. Mandamos nossa equipe averiguar essa denúncia e já temos um documento do Tribunal de Contas que fez um levantamento em 90 escolas. Dessas, 98% não possuem esse alvará”, afirmou Borges.
Para Waldemar, o número elevado de escolas sem o mínimo de segurança, como saídas de emergência e equipamentos contra incêndio, expõe a falta de medidas preventivas por parte da gestão de Raquel Lyra. O deputado destacou a responsabilidade do Governo de Pernambuco em garantir a regularização da situação e anunciou que sua equipe já está preparando a documentação necessária para acionar o Corpo de Bombeiros, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil, visando investigar o que está sendo feito em relação à situação identificada pelo TCE.
Confira a denúncia do deputado: