Deputado Gonzaga e vereador Cancão lamentam descaso na educação em Petrolina
Da Redação
Petrolina apareceu na noite deste último domingo (9) de maneira constrangedora em uma matéria no programa ‘Fantástico’, da Rede Globo. A reportagem, como em outras cidades, revelou o verdadeiro descaso da administração pública municipal com as escolas do interior do município. A matéria mostrou o retrato do abandono e descaso do ensino público no Brasil. São escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula.
No ano passado, o Sindicato da categoria esteve com a reportagem do Ação Popular (AP) e mostrou de perto a irresponsabilidade da administração Júlio Lossio (PMDB) com o tratar não só da estrutura das escolas como também com os profissionais da educação que nunca amargaram dias tão difíceis em suas vidas como foi mostrado pelo sindicato nos últimos cinco anos com o atual gestor.
Sobre o assunto, o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB), lamentou e afirmou que há 15 dias tinha feito uma reclamação em Brasília de que as escolas de Petrolina não funcionaram no primeiro dia de aula por conta que estava faltando merenda escolar. “Se o município tem que gastar x % da arrecadação do fundo de participação dos municípios, ele não pode deixar faltar alimentação, todo o Brasil viu no Fantástico o descaso das escolas públicas de Petrolina. Isso é uma falta de respeito com os alunos do município”.
“O que foi exibido é ruim para Petrolina, temos que cobrar do Prefeito Julio Lossio. Como deputado não posso me calar e nem aceitar que as escolas não tenham alimentos para as crianças e cadeiras para se sentar porque o dinheiro sempre chega, está faltando administração e comprometimento do prefeito e do seu governo com a população. É lamentável, hoje Petrolina está no G100, pela proporção muito ruim, temos que vê o que está acontecendo”, acrescentou.
Por outro lado, o Vereador Ronaldo Cancão (PSL), disse que não ficou surpreso com a matéria. “Ano passado eu fiz uma visita as escolas e em especial as escolas Cícero Amorim e Maria Tereza que ficam localizadas em Rajada, a situação é de precariedade, um descaso com a educação do município de Petrolina e foi alertado a Lossio que a educação estava deixando a desejar. Não era notícia desse tipo que gostaríamos de vê em emissora nacional, mas também não era de esperar muito dele. Já tem 5 anos no poder e até agora não foi construído nenhuma escola, ele não tem compromisso com a educação e nem com o homem do interior”, disparou.
O Vereador disse ainda que a reportagem do Fantástico tentou fazer a matéria na escola em Cristália, mas não foi autorizado a entrada da equipe de reportagem. “Eles não deixaram porque lá o descaso é pior, banheiros estão interditados, é uma desassistência fora do comum. A pobreza é grande em Petrolina, Lossio não está agindo de forma incorreta, desumana e irresponsável. Essa administração cada vez mais vem envergonhando a nossa querida Petrolina”, lamentou.