Após o laudo da Polícia Federal que identificou pagamentos de R$ 975 mil da Odebrecht ao Instituto FHC, do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, o vice-líder do governo na Câmara Federal, deputado Silvio Costa (PSC), disse que iria cobrar explicações dos tucanos na próxima segunda-feira (9).
A declaração foi dada durante o tradicional cozido do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) neste sábado (7), que reuniu tucanos e comunistas. Costa disse que ia “pra cima” dos deputados federais Betinho Gomes (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) e que eles deveriam se preparar para os questionamentos.
Na última sexta (6), a Operação Lava Jato divulgou, pela primeira vez, valores de doações da Odebrecht ao instituto do ex-presidente, que mantém as finanças da instituição sob sigilo.
O laudo, porém, não diz se há suspeitas de irregularidades nesses pagamentos da construtora, cujo presidente Marcelo Odebrecht atualmente se encontra preso. Não há, porém, detalhes sobre a razão dos pagamentos. (Jamildo Melo)