Deputado Roberto Carlos e o vereador Dedé apoiam manifestação de reassentados em Curaçá
O deputado Roberto Carlos esteve nesta segunda-feira (02) no município de Curaçá apoiando o movimento dos reassentados das Agrovilas. Em companhia do vereador Dedé e várias outras lideranças regionais. A iniciativa data de 1976 e, de 1986, a implantação do projeto, após luta do então padre Alcides Modesto e da irmã Josefina. Eles se solidarizaram com os trabalhadores das áreas inundadas entre Pernambuco e Bahia depois da construção da barragem de Itaparica.
Foi assim que surgiu o projeto Pedra Branca, implantado pela CHESF-Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O projeto abrange 16 agrovilas, sendo três em Abaré e 13 em Curaçá. A Chesf, em outra oportunidade, já quis fazer a emancipação do projeto, mas os reassentados, pela falta de cumprimento do acordo, não aceitaram a proposta. Os colonos reivindicam a distribuição da terra, devidamente demarcada e condições de produção, sobrevivência e estrutura. Ocorre que, segundo os reassentados e o polo sindical, no apagar das luzes de 2013, o prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, firmou o acordo com a CHESF, num valor de mais de quatro milhões, para o mesmo fim: a emancipação do projeto, área Curaçá.
O deputado Roberto Carlos acompanha a luta dos reassentados há anos e sempre os apoia nas reivindicações por melhorias e cumprimento dos acordos, antes da emancipação: “ por isso, estamos aqui agora, neste movimento, juntamente com o povo que produz, gera renda e só quer que se cumpra com justiça os acordos”, ressalta o parlamentar.