Deputado Zó promove reunião para discutir situação de imóveis em Juazeiro
Discutir a regularização dos documentos das residências dos bairros João Paulo II, Dom José Rodrigues e Castelo Branco (todos localizados na cidade de Juazeiro, norte da Bahia), foi a pauta principal de uma reunião promovida pelo deputado estadual Zó (PCdoB) e realizada na manhã de hoje (22), no espaço da Escola de Formação da Rede Municipal dos Professores de Juazeiro (EFEJ).
Além da presença de Zó, o encontro contou com a participação do superintendente da URBIS, Marcos Coim, de representantes da Diocese, da prefeitura, de vereadores e membros das associações de mutuários e comerciantes, todos puderam fazer uso da palavra.
O problema da escritura das habitações já vem se estendendo há quase 30 anos e atualmente ultrapassa 1500 imóveis, o que acaba afetando diretamente os moradores. Muitos ficam impossibilitados de realizar qualquer tipo de negociação ou reforma mais ampla.
Para Zó, a regularização desses imóveis permite que os moradores tenham mais segurança, uma vez que só com a escritura poderão ser de fato, donos do terreno. “Não é justo muito famílias viverem anos no bairro, na casa e não ter nenhuma garantia de pertença”, afirmou.
De acordo com Marcos Coim, todo empenho será feito para que os moradores tenham em breve seus imóveis registrados e documentados de acordo com a lei. No final da reunião, três encaminhamentos foram decididos, dentre eles a outorga de escrituras para unidades eminentemente habitacionais.
Além disso, ficou decidido a formação de uma comissão de negociação entre diocese e associação dos comerciantes de cada bairro. O grupo teria como objetivo propor soluções para as unidades habitacionais que foram transformadas e/ou adaptadas em comércio. Por último, ficou decidido que a URBIS e a diocese, neste primeiro momento, tratarão do processo de parcelamento do solo dos empreendimentos.