Derrota no Consórcio do Recôncavo expõe falha de articulação da Serin sob comando de Adolpho Loyola
O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), foi eleito, nesta sexta-feira (27), presidente do Consórcio Territorial do Recôncavo, superando a prefeita de Conceição do Almeida, Renata Suely (PSD), por 10 votos a 7. A vitória de Ednaldo, que é da base de ACM Neto (União Brasil), marcou um revés significativo para a articulação política do governo estadual, que tinha na nova prefeita sua candidata preferida.
Sob o comando de Adolpho Loyola, novo titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), esta foi a primeira grande derrota da gestão estadual em um processo de articulação política na região.
A expectativa era de que a estrutura e o apoio da Serin garantissem a vitória de Renata, que é sucessora do prefeito Ito de Bêga (PSD), mas o resultado demonstrou a força da articulação liderada por ACM Neto.
Nos bastidores, eram esperados pelo menos dois votos para ela a partir da articulação de Adolpho, mas estes foram declaradamente para o candidato da oposição.
A derrota foi interpretada por governistas como um sinal de alerta para a gestão de Loyola à frente da Serin. Desde que assumiu o comando, Loyola tem buscado consolidar a base de prefeitos alinhados ao governo estadual, mas o insucesso na eleição do consórcio levanta questionamentos sobre a eficácia dessa estratégia em regiões com lideranças fortes e independentes, como no Recôncavo Baiano.
Política Livre