Dezenas de empregos serão criados em Sobradinho com implantação de frigorífico
Roberto Carlos foi o articulador para que a empresa fosse instada em Sobradinho
Paulo Balla
90% do produto será para o mercado externo
O grupo Canaã Agroindustrial dará oportunidade de emprego a dezenas de trabalhadores
Um grande empreendimento está sendo aguardado em Sobradinho, Bahia. Nesta quinta feira (21) empresários e técnicos da empresa Canaã Agroindustrial Ltda, com sede no Paraná, estiveram na Câmara Municipal para apresentar o projeto de implantação de um Frigorífico para o abate de aves com as presenças do prefeito Luiz Vicente Berti, vereadores, secretários e a comunidade. O deputado Roberto Carlos, articulador para a instalação do projeto, acompanhou a sessão de apresentação do plano de instalação da empresa.
O Diretor Executivo e de Produção da empresa, Paulo Balla, técnico responsável pela elaboração do projeto, informou que a cidade de Sobradinho foi escolhida entre outras cinco cidades, pelo seu potencial hídrico e por sua localização. “Depois de visitar outros municípios para ver a possibilidade de implantar o projeto, gostamos muito dessa região, aqui tem um povo acolhedor, é uma cidade com um potencial hídrico extraordinário, possuí terras que dá pra ser cultivadas, com um povo trabalhador e com recursos naturais, que serão explorados com competência”, assegurou o diretor.
Inicialmente uma pesquisa está sendo finalizada no município antes de receber o empreendimento, previsto para iniciar as obras em março de 2014. Uma carta de intenção para a implantação do frigorífico já foi protocolada junto à Prefeitura e a Câmara de Vereadores, solicitando os incentivos fiscais. “Essa carta será estudada e sendo aprovado o que solicitamos, vamos comprar um terreno para alocar o frigorifico, se tudo ocorrer bem, nós tivermos a licença ambiental, o terreno for aprovado pelos nossos técnicos, nós já temos uma carta de pré-compra desses terrenos aqui em Sobradinho, acredito que em março já iniciamos a obra”, disse Paulo.
O projeto está orçado em aproximadamente R$ 80 milhões e a previsão é gerar 450 empregos na fase inicial do projeto, podendo chegar a 3,5 mil empregos na fase final, e 16 mil empregos indiretos durante o processo de implantação. O frigorífico deve ser construído em duas áreas no município, uma de seis hectares e uma de 30 hectares. Segundo o diretor executivo, a Canaã Agroindustrial tem inserção no mercado internacional e deve exportar mais 90 % dos frangos abatidos.
O projeto foi dividido em quatro fases, inicialmente, deve começar com o abate de 37,5 mil aves por dia na primeira etapa, 105 mil aves abatidas na segunda etapa; na terceira deve abater aproximadamente 210 mil aves por dia, e na quarta etapa, o abate será de 420 mil aves por dia. “O projeto é muito grande e por isso foi dividido em quatro etapas, pois envolve o campo, os produtores rurais e compra de grãos, temos que treinar o pessoal que vai trabalhar, quero deixar claro que vamos contratar 99% do pessoal daqui da região”, assegurou Paulo Balla.
O deputado Roberto Carlos comemorou a chegada do novo empreendimento, ele foi o principal articulador do projeto junto à empresa e Governo do Estado, pois ajudou a mostrar que Sobradinho era a melhor opção, tanto pela localização quanto pelas balsas que podem ser atracada no lago e favorecer no transporte dos produtos . “É um empreendimento de grande importância para o Vale do São Francisco, essa empresa vai gerar dezenas de empregos, é um projeto que vai ser a redenção da economia da nossa região. Sobradinho vai ter um impulso elevado, não só do ponto de vista econômico, mas, sobretudo social. Em conversa com o Governador Jaques wagner, ele me assegurou tudo tipo de ajuda para que a empresa fosse implantada”, avalia.
Para o presidente do Diretório Municipal do PDT, Evaristo Junior, o projeto mudará a vida de milhares de pessoas. “Nos últimos anos nunca se viu um projeto tão arrojado na região que traga perspectiva de melhora de vida para a população da região. Já como Sobradinho foi agraciada pelo projeto, isso pode incentivar outros empresários, de ramos diferentes, afazerem investimentos no município”.
O prefeito Luiz Vicente comemorou a chegada da nova empresa e garantiu que o município possuí todas as características para receber um empreendimento desse porte. “É um grande investimento para toda a região, isso não engloba só a cidade de Sobradinho, esse empreendimento vai gerar riquezas para todas as cidades vizinhas, temos muita água, nós temos terra, nós produzimos energia, ficamos muito felizes com a chegada de uma empresa que vai dar condições ao desenvolvimento da cidade. O que nos enche os olhos é a geração de emprego, a valorização do processo econômico dentro do município, que vai valorizar e melhorar as condições sociais de todas as famílias, e Sobradinho vai crescer muito com isso”, disse o prefeito.
O vice-prefeito do município, Paulo Lima falou dos investimentos e na possibilidade de impactar a economia do município. “Os valores que serão investidos pelos empresários já estão garantidos, eles estão eufóricos para construir esse empreendimento, que vai alavancar a economia da nossa região. É o principal investimento na região no ano de 2013, vai ser um impacto na história do município e na nossa economia, que passa direta e indiretamente na agricultura e pecuária, esse será o momento ideal na história de Sobradinho, e que está perto de se transformar em realidade e desenvolvimento econômico”, comemorou Paulo Lima.