No vídeo disponível no Instagram @atardeeducacao, o professor de História Yuri Vieira começa as dicas destacando que, na parte de História do Brasil, os candidatos precisam ficar atentos a alguns temas que são muito recorrentes. Entre eles estão o Brasil Colônia, a história do período republicano, tanto a Primeira República quanto a Nova República, após a ditadura militar, e, claro, o período da Era Vargas, que é sempre frequente nas provas do Enem.
“Na parte da História Geral, eu sugiro que vocês estudem a parte da Idade Antiga, da Idade Clássica, a história dos gregos e dos romanos, isso é muito recorrente na prova. Ainda na parte da História Geral, é muito importante a ascensão dos regimes totalitários, aquele contexto do período entre guerras. Isso é muito importante para a sua prova”, acrescenta Yuri.
Para a parte de Atualidades, o professor pontua que é crucial ficar atento aos grandes conflitos que estão acontecendo no mundo atualmente.
“O confronto envolvendo Rússia e Ucrânia, com o envolvimento dos Estados Unidos. O confronto envolvendo Israel e Palestina, isso é muito importante, e todos os conflitos que envolvem o Oriente Médio, bem como a ascensão de grupos jihadistas no norte da África são temas bem importantes”, destaca o professor.
Além dos assuntos mencionados, o professor alerta que a prova exige muita atenção à capacidade interpretativa dos candidatos.
“O texto traz uma ideia, e essa ideia é continuada diante das alternativas. Então é muito importante que você leia o texto e extraia o eixo temático do texto, diz.
“A questão que está falando sobre economia, subsociedade, política, cultura, religião… É esse eixo temático que será utilizado nas alternativas e, por favor, cuidado com os distratores”, acrescenta o professor, desejando boa sorte aos candidatos que irão participar do exame nos dias 3 e 10 de novembro.
Assista:
Vale lembrar que, no primeiro dia do Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes enfrentarão provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.
Na última quarta-feira, 18, o ‘Dicas Enem 2024’ abordou os principais temas da prova de Geografia, com o professor Bartilotti.
Dicas do Enem 2024
Com o objetivo de incentivar o estudo entre os inscritos no Enem 2024, o A TARDE Educação lançou o quadro ‘Dicas do Enem 2024’. O projeto oferece uma série de informações e orientações dinâmicas para ampliar o conhecimento em diversas áreas de estudo.
No ‘Dicas Enem 2024’, os estudantes têm contato com professores especialistas de cada área do conhecimento, através de vídeos de até 5 minutos, no Instagram @atardeeducacao. Além disso, conteúdos com psicóloga e nutricionista ajudam os candidatos a cuidar da saúde física e mental. Os conteúdos são divulgados todas as quartas-feiras, e seguem até o mês de novembro.
A proposta aborda assuntos e matérias de cada área do conhecimento que costumam ser mais cobradas no Enem, como ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.