Diplomação em Casa Nova ressalta importância dos cargos e da democracia
Grazzielli Brito – Ação Popular
A diplomação do prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes eleitos para o próximo quadriênio em Casa Nova, Bahia, aconteceu na manhã dessa segunda-feira (17), no fórum da cidade. A solenidade aconteceu em clima de muita comemoração. Na ocasião foi reforçado aos presentes o verdadeiro entendimento da democracia e o valor da política no cenário de desenvolvimento da nação, em especial da região.
Vice-prefeito eleito Maninho recebe o diploma da esposa
Compôs a mesa o Juiz eleitoral, Dr. Vanderley Andrade de Lacerda, o Promotor Márcio Henrique Pereira, o delegado Elery Gregório, o deputado estadual Adolfo Neto, o presidente da Câmara João Pinto, o prefeito eleito de Sobradinho, Bahia, Luiz Vicente e representantes das policias Civil e Militar.
Dr. Vanderley Lacerda
Dr. Vanderley fez da solenidade mais que mera formalidade. Em seu discurso de abertura tocou a todos com conceitos claros e necessários sobre a democracia e a participação na vida pública, em tempos de tanta corrupção e depreciação da figura política. “Quem não é contra nem a favor do que acontece a sua volta é a favor pela inercia, a proposito o estadista ateniense Péricles usava o termo pejorativo Idiotis para quem não participava da vida pública, dai a tradução de idiota como sendo de algo inútil”, aos eleitos disse citando Chaplin.
Luiz Vicente, o presidente da Câmara de Casa Nova, Pinto e Adolfo Neto
“É certo que irás encontrar situações tempestuosas, mas haverás de ver o lado bom da chuva que cai e não a faceta do raio que destrói. Atender a quem te chama é belo, lutar por quem te rejeita é quase perfeição. Vocês têm a missão de governar e legislar por aqueles que lhes foram declaradamente oposição e assim terão que permanecer todo o mandato. Essa é a perpetuação do estado democrático e direito”, discursou. Sobre o processo eleitoral o juiz assegurou. “Tenho certeza que o processo eleitoral ritmou-se pela lisura, transparecia e imparcialidade de modo que se sagraram eleitos quem o povo quis e votou”.
Vereador Zé Eduardo recebe diploma da esposa, com a presença do filho
O primeiro a ser diplomado foi o prefeito eleito Wilson Cota (PMDB) que recebeu das mãos de seu filho o diploma de prefeito de Casa Nova. Comovido, após explosões de fogos de artifício garantiu administrar por todas as pessoas da cidade e agradeceu. “Quero agradecer aqui a Justiça eleitoral, pelo belo trabalho, a minha família, aos que me acompanharam e votaram, mas também aos que não votaram porque irei administrar esse município para todos os cidadãos”.
Promotor Márcio Henrique Pereira
Em seguida o vice, os treze vereadores e quatro suplentes receberam seus diplomas e falaram rapidamente, em ordem decrescente de número de votos, sempre em torno de agradecimentos e garantia de horar o mandato recebido.
Vereador reeleito João Honorato e esposa
Quem não deu exemplo de democracia foi o segundo vereador mais votado, Gilmar da Silva Souza (PT), que recebeu o diploma das mãos de sua esposa, irmã do atual prefeito, e foi o único que não quis fazer uso da palavra, diante de sua postura foi vaiado pelos populares que assistiam à cerimonia de um telão instalado na porta do fórum. Da mesma coligação de Gilmar, que tinha na majoritária Orlando Xavier (PR) para prefeito, Vanderlim (PC do B), não só não falou como não compareceu à solenidade.
O Salão do Júri ficou lotado
Mais uma vez Dr. Vanderley lembrou a importância dos diplomas entregues. “Ressalto que os diplomados estão habilitados para o cargo e mandato de 4 anos. Desejo boa sorte, espero que realmente os senhores representem algo de positivo para Casa Nova que é um município rico e ainda com vistas de pobreza como a africana. Acho que o município merece atenção especial para que o progresso possa atingir todas as pessoas de forma indistinta”, finalizou.