Divulgado resultado preliminar da seleção do Edital Bahia na Tela
O IRDEB divulgou o resultado preliminar dos projetos audiovisuais selecionados do Edital Bahia na Tela. No total, 43 propostas inéditas receberão recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional de Cinema e terão pré-licenciamento aportado pelo Governo do Estado para serem exibidos na TVE.
Em visita a TVE Bahia, nesta segunda-feira (04), o diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Gustavo Almeida, e o assessor do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) de Alagoas, Ricardo Amorim, conheceram a experiência da formulação e gestão do edital. “Viemos entender o funcionamento e a idealização do Edital Bahia na Tela. Queremos saber como se deu o processo de realização do certame e sua receptividade por parte dos produtores e realizadores. A ideia é utilizá-lo como base em nossos estados”, afirma Almeida.
Como desdobramento da reunião, foi discutida ainda a possibilidade de produção de conteúdo compartilhado, de modo a favorecer o Nordeste. “Queremos mostrar a importância e a qualidade dos conteúdos das TVs educativas para o Brasil, favorecendo a união e a troca de experiências, que pode ser bastante proveitosa para as redes de TVs e rádios educativas do Nordeste”, disse Amorim.
Esse foi o maior edital de fomento ao setor audiovisual do país lançado em 2017, com captação da ordem de R$ 20 milhões – maior volume de recursos em um único edital já conseguido junto à Ancine – para a produção de conteúdos audiovisuais.
Dos 194 projetos inscritos, 184 foram habilitados para avaliação da Comissão Técnica do edital. A seleção de 43 obras resultará em 84 horas de conteúdo, com 23 diferentes temas, incluindo, por exemplo, juventude, vida rural, esporte, patrimônio cultural, diversidade religiosa e gastronomia. Os formatos abrangem quatro séries de ficção, 19 séries documentais e 20 telefilmes documentais.
A lista dos projetos selecionados e suplentes pode ser acessada no site do IRDEB http://www.irdeb.ba.gov.br/bahianatela. Eventuais recursos poderão ser apresentados até o dia 08 de dezembro. O resultado final será publicado no Diário Oficial da Bahia no dia 10 de janeiro de 2018.
ASCOM – Assessoria de Comunicação